A tropa pernambucana nos Jogos Pan-Americanos

dd3ff6eed205986953f09002909b68a0.jpgQuinze atletas carregam a esperança de medalhas para o Estado de Pernambuco nos jogos Pan-Americanos 2011. Alguns deles são considerados favoritos absolutos, inclusive já com conquistas em edições anteriores dos Jogos. Todos já se encontram em Guadalajara com a delegação brasileira.

Na lista dos favoritos podemos citar a atual campeã pan-americana do Pentatlo Moderno, Yane Marques. Aos 27 anos, a atleta, natural de Afogados da Ingazeira, ocupa o primeiro lugar no ranking nacional e o terceiro mundial. A outra pentatleta pernambucana é Priscila Oliveira, de 22 anos, que passou de espectadora a protagonista num espaço de quatro anos. A dupla representante do do Estado no võlei de quadra também está bem cotada: Dani Lins (levantadora) e Jaqueline (ponteira), esta última com o status de atual campeã olímpica.

Nas piscinas, apesar da pouca idade, Joanna Maranhão já pode ser considerada uma veterana, pois vai para seu terceiro Pan. Ela representará Brasil e Pernambuco nos 200m medley, 400m livre, 200m borboleta e 200m costas. Na bagagem ela tem dois bronzes nos 400m medley, mesma prova que disputou a final olímpica em 2004, em Atenas.

Ela terá a companhia de Etiene Medeiros, de 20 anos. Ao contrário da conterrânea, ela debutará na competição. Vai disputar apenas uma prova, os 100m costas. Considerada a sucessora de Fabíola Molina, a luta da pernambucana será para ficar entre as finalistas.

Das águas para as pistas, a maior quantidade de representantes locais fica para o atletismo. Keila Costa vai para o salto triplo, mesma prova onde conseguiu a medalha de prata há quatro anos, no Rio de Janeiro. Desta vez ela fica de fora do salto em distância, onde conseguiu bronze no Mundial do ano passado em Doha, Catar.

Wagner Domingos é outro destaque nacional no arremesso do martelo. Atual recordista brasileiro da modalidade, com a marca de 71,84, alimenta esperança de melhorar sua marca e chegar ao pódio. Uma das provas mais desgastantes do atletismo, a marcha atlética de 20 km terá Cisiane Lopes, participante do Pan 2007. Mais experiente, agora ela entra na pista para buscar medalha. Ela terá a companhia – e, claro, concorrência – de Érica Rocha, campeã brasileira juvenil em 2004. Nas provas de longa distância quem aparece é Fabiana Cristine, nos 5.000m e 10.000m.

Das pistas voltamos para as quadras. Mas de handebol. No masculino e feminino, o Estado tem seus “filhos”. Entre os homems, o armador Bruno Santana já é figurinha carimbada na seleção brasileira, inclusive com a Olimpíada de Pequim no currículo. Nas mulheres, é a vez de Samira Rocha, ponteira. Na quadra de tênis, a medalhista de bronze (duplas) no Rio, Teliana Pereira, tenta repetir o feito, mas no individual.

Finalmente, o tatame. Um dos esportes olímpicos que mais rende medalhas para o Brasil terá Katherine Campos, que tem no currículo a medalha de ouro no Pan-Americano Juvenil, há dois anos.

Fonte: NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.