Abertas inscrições para seis mil bolsas do Proupe

O Governo do Estado abre inscrições, a partir desta segunda-feira (24) até o dia 4 de novembro, para o Programa Universidade para Todos de Pernambuco (Proupe), que beneficia estudantes de baixa renda com bolsas de estudo. Estão sendo oferecidas seis mil bolsas integrais e parciais nas 13 autarquias municipais.

As 13 autarquias que integram o programa estão localizadas nos municípios de Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Palmares, Limoeiro, Garanhuns, Belém de São Francisco, Belo Jardim, Arcoverde, Araripina, Salgueiro, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira e Petrolina.

Para se inscrever, é necessário ser brasileiro, não ter curso superior, estar matriculado em algum curso superior em instituição vinculada ao Proupe, além de ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituição privada na condição de bolsista integral.

Os resultados do processo seletivo serão divulgados no dia 8 de novembro, a partir das 12 horas na secretaria de cada uma das autarquias.

CONDIÇÕES
– O bolsista do Proupe deve manter vínculo de matrícula com o curso da autarquia para o qual concorreu à bolsa. O beneficiário de bolsa integral ou parcial deverá apresentar aproveitamento acadêmico em, no mínimo, 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo, em conformidade com as normas da IES. O aluno não poderá estar matriculado em outro curso

Fonte: Ne10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Senhor Deputado Federal por Pernambuco Gonzaga Patriota.

Admira-me um projeto ser tão louvado como este – o PROUPE – e passar ao largo das opiniões dos Docentes das treze Autarquias Municipais do estado beneficiadas pelo mesmo.
Em Arcoverde a Seção Sindical local do ANDES SN luta desde 1994 pela implantação de um Regime de Trabalho que possibilite realizar pesquisa e extensão, além do dissociável e há muito – 42 anos – instituído Ensino. Ainda hoje trabalhamos em regime de hora/aula, fato que impossibilita quaisquer atividades acadêmicas naquelas áreas.
O Diretor-Presidente da AESA – Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – seu Vice e uma dezena de assessores ainda são indicados pelo Prefeito Municipal, sem qualquer consulta à Comunidade Universitária. O então Prefeito de Petrolina e hoje Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho do PSB, sancionou Projeto aprovado na Câmara Municipal que instituiu eleições diretas para os gestores da FACAPE (Autarquia Municipal de Petrolina) e seus Diretores Pedagógicos desde 2006.
Não compreendo como é que o Estado de Pernambuco investe tanto dinheiro do povo nesse Projeto que não leva em consideração a melhoria na qualidade de ensino na região, que somente acontecerá com a adoção das mesmas medidas políticas,administrativas e pedagógicas utilizadas já a algum tempo na UPE ou nas Instituições Federais de Educação capitaneadas pelo MEC.
O Projeto tão sonhado e esperado por todos de estadualização ou federalização das Autarquias Municipais, resguardando-se as questões trabalhistas institucionalizadas, fica maculado por esta outra versão casuística e eleitoreira, que apenas aparentemente cria condições para dar impulso à educação superior na região. Porém, surge com os mesmos vícios de outrora, quando da criação destas Instituições de Ensino Superior no decorrer do período mais “selvagem” da ditadura militar – 1970 – visando tão somente respaldo eleitoreiro e controle político-ideológico fascista do povo, advindo da indicação a “bel prazer” pelos cefes dos Executivos Municipais, de pessoas as vezes até sem formação superior qualquer, fato que não aconteceu no vizinho Estado da Paraíba, que teve sua expansão universitária para o interior através da UFPB e da UEPB, mesmo no período da ditadura militar.
Comungar com este tipo de Projeto é dar continuidade àquele contestável sistema político, de Governos que almejam tão somente e antes de tudo o “seu” projeto de poder, esquecendo que estão sendo julgados por todos, inclusive por aqueles que anseiam por soluções dos problemas inerentes a partir de debates com todos os segmentos das Comunidades Acadêmicas locais, para não cometer deslizes históricos, irreparáveis no tempo; este soberano e implacável com os insensatos e imediatistas gestores da coisa pública.
Lutamos por uma Educação Superior gratuita, de qualidade, democrática e propositiva academicamente. Não pela utilização de bens inalienáveis à cidadania como trampolim político partidário e, portanto, eleitoreiro.
Cordialmente,
Arcoverde-PE, 30 de outubro de 2011
Otacílio Luiz de Freitas Góis – Docente da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde-PE.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.