Agência Câmara completa 11 anos com ênfase no fortalecimento da interação

Foto/divulgação

A Agência Câmara de Notícias completa, em 27 de junho, 11 anos de existência no momento em que desenvolve ações para consolidar a integração dos veículos de comunicação da Câmara dos Deputados e fortalecer os canais de interação dos usuários com a atividade legislativa.

A mais recente iniciativa nesse sentido foi estabelecer parceria com as comissões permanentes para permitir que internautas façam perguntas diretamente aos deputados ou aos participantes de audiências públicas sobre assuntos que tramitam na Câmara.

O objetivo é definir, regularmente, um tema em discussão de maior apelo popular e permitir a participação da sociedade, uma vez que as reuniões das comissões da Câmara podem ser acompanhadas ao vivo pela internet, no sistema WebCâmara.

Número de acessos
De todos os serviços oferecidos no Portal da Câmara, a Agência Câmara de Notícias lidera o número de acessos. Dados de maio – mês da polêmica votação do novo Código Florestal brasileiro – mostram que a Agência recebeu 611,7 mil acessos, o equivalente a 39,7% de todas as visitas ao portal (1,539 milhão de acessos). Ao longo do ano, a média da Agência é e de 432,6 mil visitas mensais, 34,7% do total.

Entre os serviços oferecidos, o Boletim Eletrônico é enviado diariamente por e-mail para cerca de 60 mil cadastrados, com a cobertura das atividades legislativas. As notícias sobre a atividade legislativa veiculada pela Agência Câmara são reproduzidas em grandes portais nacionais, como o Estadão, o G1, o Uol, a Folha, o Terra, o Globo, R7; e também por blogs, jornais locais e sites de ongs e entidades sindicais e empresariais.

A interatividade ainda pode ser medida pelos comentários diários às matérias, que chegam a 2 mil por mês, e pelo acesso às redes sociais. O Twitter da Agência conta atualmente com 18.575 seguidores e o perfil no Facebook, criado em outubro de 2010, já tem 1.435 “curtidores”.

A Agência Câmara também dá destaque às atividades das comissões técnicas, onde os projetos são debatidos, e divulga o passo-a-passo da tramitação das propostas antes de serem votadas.

Compromisso
O presidente da Câmara, Marco Maia, ressaltou os 11 anos da Agência e disse que o veículo tem compromisso “com a informação, com o cidadão brasileiro e com a Câmara dos Deputados”.

Para Maia, “a Agência trabalha pela democracia e conquistou seu espaço de destaque e importância na mídia nacional, inclusive pautando diversos veículos. É importante destacar a interatividade entre os cidadãos, que podem dar sugestões aos trabalhos da Casa, a agilidade e a transparência na veiculação de notícias e a facilidade no acesso à informação”.

O deputado lembra os diversos serviços oferecidos pela Agência e destaca a possibilidade de “acompanhar toda atividade legislativa, reuniões e votações em tempo real, seja pelo site ou pelas redes sociais, como Twitter e Facebook. O cidadão pode participar efetivamente respondendo às enquetes, dando sugestões, fazendo comentários, participando de bate-papos e se cadastrando para receber os boletins eletrônicos, sobre os mais diversos assuntos”.

Processo democrático
A diretora da Coordenação de Imprensa Escrita, Simone Ravazzolli, acredita que desse modo o veículo pode contribuir efetivamente para o processo democrático, auxiliando veículos de comunicação, entidades de classe, empresas e órgãos do governo a identificar projetos que lhes dizem respeito. “Ao tomar conhecimento de projetos que lhes interessam, a sociedade organizada e os formadores de opinião encontram as ferramentas necessárias para defender a aprovação ou rejeição de uma proposta”, disse Simone. “Assim, a sociedade passa a participar do processo legislativo de forma concreta, diferentemente de quando só tinha acesso ao que ocorria na Câmara por meio da mídia privada”, acrescentou.

As declarações da diretora refletem a missão institucional da Agência Câmara: “Informar todos os segmentos da população sobre as atividades legislativas, enfatizando o noticiário em tempo real, com credibilidade, autonomia, ética e isenção, contribuindo para a transparência da instituição”.

“Com essa linha editorial, a Agência Câmara vem mostrando que é possível iniciar a inversão do processo do privilégio à informação pública, inserindo no cotidiano da sociedade organizada os debates que se travam no Parlamento”, afirmou Simone.

A Secretaria de Comunicação tem atuado com esse mesmo objetivo para fortalecer a convergência do material jornalístico produzido em conjunto pela Agência, Rádio Câmara, TV Câmara e Jornal da Câmara para facilitar o acesso dos usuários aos diversos canais de informações existentes na Casa.

 

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

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