Agricultores retomam plantio de pimenta tabasco no Norte do Ceará

A produção da pimenta tabasco foi retomada este ano no perímetro irrigado Jaibaras, em Sobral, no Norte do Ceará, para atender ao mercado interno, especialmente, o nordestino, segundo o técnico agrícola Alberto Sá, da Secretaria da Agricultura e Pecuária do Ceará. A pimenta começou a ser colhida quatro meses depois do início do plantio.

A produção foi distribuída em oito áreas e 5,5 mil pés garantem três safras por ano a oito famílias de agricultores. A área recebe água duas vezes por semana e cada planta chega a produzir cerca de 5,5 kg de pimenta.

Antes, o perímetro produzia apenas feijão. O terreno reservado para o plantio do feijão mostra que ele continua sendo o carro-chefe da agricultura familiar da região, responsável por 95% de área plantada do Jaibaras, mas a pimenta ganha cada vez mais espaço.

O agricultor Eudes Rocha planta pimenta tabasco desde o início do projeto há 11 anos e fatura cerca de R$ 700 a cada colheita. O agricultor diz não ter do que reclamar quando compara a pimenta com outros cultivos.

Originária da América do Norte, a pimenta se adaptou bem ao clima do Ceará. A espécie melhorada geneticamente para se tornar mais resistente a pragas foi introduzida no perímetro irrigado Jaibaras em 2000, de onde passou a ser exportada para os Estados Unidos. A constante oscilação do dólar nos últimos anos fez com que a produção recuasse sendo agora intensificada.

Font: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/-PE)

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atividades
Gonzaga Patriota intensifica agenda ao lado de Paula Câmara

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) tem intensificado sua agenda de visitas as cidades pernambucanas. Acompanhado do Governador Paulo Câmara, Patriota esteve em Arcoverde, Sertânia e Serra Talhada onde participou de uma série de ações que fortaleceu a educação e levou infraestrutura para o Sertão.   A programação teve início …

Clipping
Motoristas poderão recorrer às multas pelo site da CTTU

Buscando dar praticidade e modernizar o serviço na atendimento aos condutores de veículos, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), passa a partir do dia 2 de julho a disponibilizar no site do órgão um aba exclusiva para o atender os motoristas que desejem recorrer às multas aplicadas no Recife. Para …

Clipping
Trump diz que assinará decreto para por fim à separação de famílias migrantes

O presidente americano Donald Trump anunciou nesta quarta-feira que irá assinar um texto para evitar a separação das famílias de imigrantes que cruzaram ilegalmente a fronteira com o México. “Vamos manter as famílias juntas”, explicou Trump na Casa Branca. “Vou assinar alguma coisa em breve”, apontou, explicando esperar que sua …