Agricultores retomam plantio de pimenta tabasco no Norte do Ceará

A produção da pimenta tabasco foi retomada este ano no perímetro irrigado Jaibaras, em Sobral, no Norte do Ceará, para atender ao mercado interno, especialmente, o nordestino, segundo o técnico agrícola Alberto Sá, da Secretaria da Agricultura e Pecuária do Ceará. A pimenta começou a ser colhida quatro meses depois do início do plantio.

A produção foi distribuída em oito áreas e 5,5 mil pés garantem três safras por ano a oito famílias de agricultores. A área recebe água duas vezes por semana e cada planta chega a produzir cerca de 5,5 kg de pimenta.

Antes, o perímetro produzia apenas feijão. O terreno reservado para o plantio do feijão mostra que ele continua sendo o carro-chefe da agricultura familiar da região, responsável por 95% de área plantada do Jaibaras, mas a pimenta ganha cada vez mais espaço.

O agricultor Eudes Rocha planta pimenta tabasco desde o início do projeto há 11 anos e fatura cerca de R$ 700 a cada colheita. O agricultor diz não ter do que reclamar quando compara a pimenta com outros cultivos.

Originária da América do Norte, a pimenta se adaptou bem ao clima do Ceará. A espécie melhorada geneticamente para se tornar mais resistente a pragas foi introduzida no perímetro irrigado Jaibaras em 2000, de onde passou a ser exportada para os Estados Unidos. A constante oscilação do dólar nos últimos anos fez com que a produção recuasse sendo agora intensificada.

Font: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/-PE)

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>