Agricultores retomam plantio de pimenta tabasco no Norte do Ceará

A produção da pimenta tabasco foi retomada este ano no perímetro irrigado Jaibaras, em Sobral, no Norte do Ceará, para atender ao mercado interno, especialmente, o nordestino, segundo o técnico agrícola Alberto Sá, da Secretaria da Agricultura e Pecuária do Ceará. A pimenta começou a ser colhida quatro meses depois do início do plantio.

A produção foi distribuída em oito áreas e 5,5 mil pés garantem três safras por ano a oito famílias de agricultores. A área recebe água duas vezes por semana e cada planta chega a produzir cerca de 5,5 kg de pimenta.

Antes, o perímetro produzia apenas feijão. O terreno reservado para o plantio do feijão mostra que ele continua sendo o carro-chefe da agricultura familiar da região, responsável por 95% de área plantada do Jaibaras, mas a pimenta ganha cada vez mais espaço.

O agricultor Eudes Rocha planta pimenta tabasco desde o início do projeto há 11 anos e fatura cerca de R$ 700 a cada colheita. O agricultor diz não ter do que reclamar quando compara a pimenta com outros cultivos.

Originária da América do Norte, a pimenta se adaptou bem ao clima do Ceará. A espécie melhorada geneticamente para se tornar mais resistente a pragas foi introduzida no perímetro irrigado Jaibaras em 2000, de onde passou a ser exportada para os Estados Unidos. A constante oscilação do dólar nos últimos anos fez com que a produção recuasse sendo agora intensificada.

Font: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/-PE)

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clipping
Petrobras anuncia mudanças na divulgação do preço da gasolina e do diesel

Para dar mais transparência à composição do preço final dos combustíveis, a partir de hoje (19) a Petrobras passa a divulgar o preço médio do litro da gasolina e do diesel nas refinarias e terminais do Brasil, sem incluir os tributos. Os valores estarão disponíveis no site da estatal. Com o reajuste …

Clipping
Exoneração de secretário de Segurança do Rio é oficializada

A exoneração do secretário estadual de Segurança do Rio de Janeiro, Roberto Sá, foi publicada na edição de hoje (19) do Diário Oficial do Estado. Sá apresentou o pedido de exoneração ao governador Luiz Fernando Pezão na última sexta-feira (16). O decreto do governador foi assinado na própria sexta-feira. A exoneração …

Clipping
Brasil e Colômbia firmam acordo bilateral de combate à corrupção

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) e a Superintendência de Sociedades da República da Colômbia assinaram acordo de cooperação para aprimorar a investigação e a aplicação de sanções administrativas a empresas privadas envolvidas em práticas ilícitas. De acordo com a CGU, o memorando ratifica que Brasil e …