Bancada do Nordeste. Gonzaga Patriota apresenta na Câmara documento com problemática social da região

O coordenador da Bancada do Nordeste na Câmara dos Deputados, deputado Gonzaga Patriota, do PSB de Pernambuco, apresentou nesta quarta-feira, 22, no Plenário da Casa, documento que revela a problemática social de cada um dos nove estados da região. O documento que será encaminhado a vários ministérios, como o Desenvolvimento Social (MDS), aponta, ainda, as viabilidades de solução para cada caso.

O documento é uma espécie de prestação de contas do deputado pernambucano desse dois meses à frente da Bancada do Nordeste. “Assumimos essa responsabilidade. Temos de trabalhar dobrado e aqui, agora, não falo pelo PSB de Pernambuco, da base do Governo, mas como coordenador de uma bancada que tem deputados e deputadas da base do governo e da Oposição”.

Antes de se referir ao documento, o deputado fez um resumo da sua vida parlamentar e destacou alguns momentos importantes da sua atuação. “Sou Deputado desde 1982. Naquela época, o Brasil vivia nas trevas. O presidente da República era João Batista de Figueiredo e nós não tínhamos o direito e nem o poder de chegar, sequer, perto do Palácio do Planalto. Ajudei na feitura da Constituição Cidadã, promulgada pelo Dr. Ulisses Guimarães. Não esqueço aquele dia de outubro de 1988, quando ele levantava as mãos com a Constituição Cidadã, assim ele a denominou, e nós vimos as coisas mudarem. Até aquela época, dificilmente se vê aqui o índio. O negro, da mesma forma. Mulheres no Congresso Nacional eram poucas. Por isso, nós ficamos feliz em fazer um pronunciamento e tratar da Região Nordeste com o País democratizado”.

Patriota disse que os estados da região do Nordeste estão com a a maioria da sua população abaixo da linha de pobreza, embora “as coisas tenham melhoraram muito na região”.

Ele apresentou uma radiografia de cada estado. Começou pelo “estados que está com o maior número de pessoas dentre os mais de 9 milhões de nordestinos que vivem abaixo da linha de pobreza. São nordestinos que não têm ainda acesso ao emprego, e que ainda não conseguem se desenvolver na educação, que não atingem a saúde e vivem com uma renda per capita mensal de 70 reais, quando o salário mínimo hoje ultrapassa os 500 reais”. Como potencial, citou naquele estado, citou a base de lançamento de foguetes instalada em Alcântara.

Sobre o Piauí, apesar dos problemas que enfrentam a sua população, Gonzaga Patriota destaca que o estado possui “um dos melhores vales de produção agrícola”, cita como o Vale de Uruçuí, e a sua produção de soja, milho e outras culturas.

Quanto ao Ceará, Patriota diz que é “um estado riquíssimo” e destacou a importância do DNOCS no combate a seca e melhoria da qualidade de vida no estado. “O DNOCS ajudou em recursos hídricos o nordeste brasileiro, inclusive levando a sua tecnologia para outros países, a gente viu no Canadá e em outros países o órgão fazendo também o seu trabalho em defesa dos recursos hídricos”.

No estado do Rio Grande do Norte o documento elaborado pela Bancada do Nordeste, identifica, como potencialidades, a produção de petróleo, de sal e a fruticultura. Sobre o estado da Paraíba, o deputado cita “a sua riqueza, além do turismo naquelas belíssimas praias”

Nascido em Sertânia e criado em Petrolina, o deputado Gonzaga Patriota, ao falar do seu estado lembrou o Programa Luz no Campo, “que depois foi absorvido pelo governo do presidente Lula, como o Programa Luz para Todos. “Hoje a gente tem no Brasil praticamente todas as propriedades urbanas, propriedades rurais com a energia, que era uma coisa que parecia impossível”.

Ele elogiou os programas sociais em execução no estado e a atual gestão estadual. “Foi o governador Eduardo Campos que durante toda a história, inclusive ultrapassando em muitas vezes o que fez o seu avô, o Miguel Arraes, fez uma administração no primeiro governo, e está fazendo no segundo governo uma administração invejável, que leva a economia do litoral para o interior do Estado, e ele ainda interiorizou a universidade, principalmente a Universidade Federal Rural, que chegou a Caruaru, Garanhuns, ser Talhada e está indo agora para Araripe, e levou a Faculdade de Medicina da capital para a erra Talhada e Petrolina, recebendo a Universidade Federal do Vale do São Francisco”.

Depois de destacar a fruticultura a produção de vinho no Vale do São Francisco, Patriota falou sobre das potencialidades do estado de Alagoas, como a indústria do turismo, potencial que ele diz ser também do estado de Sergipe, além da sua propdução de petróleo. Sobre a Bahia, ele destacou como potencialidades o turismo, os canaviais, o desenvolvimento da região oeste do estado, com mais de 150 mil quilômetros quadrados.

No final de sua apresentação, o coordenador da Bancada do Nordeste propões ao coordenador da Bancado do Norte, deputado Átila Lins, para prosseguir com as reuniões quinzenais conjuntas, entre as duas bancadas. Fez comentários sobre o Programa Brasil Sem Miséria – “é muito bom”- e uma reivindicação ao governo federal: “temos que conversar com a presidente Dilma e seu Governo, para que, tanto na região Nordeste como no Norte não tenhamos mais o contingenciamento das emendas de Deputados. Nós criamos uma expectativa lá na ponta, com os prefeitos. Que as emendas de bancadas e principalmente de Comissões não sejam contingenciadas”.

E por último, Gonzaga Patriota revelou que conversou hoje (22) com a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais): “disse que os nossos Estados, os nossos Municípios do Norte e do Nordeste tenham, através de uma Medida Provisória ou de um Decreto da Presidente, prorrogadas as dívidas por 20 anos, como se fez lá no Amazonas, onde se prorrogaram por 50 anos os incentivos da Zona Franca”.

Fonte: Política Real

 

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

 

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.