Bodocó comemora 87 anos de emancipação política com Semana Ecocultural

O município de Bodocó, Sertão do Araripe pernambucano, completa 87 anos de emancipação política no próximo domingo (12). E para comemorar a data, a Prefeitura Municipal de Bodocó, através da Secretaria do Meio Ambiente e Turismo e da Secretaria de Cultura, Juventude, Esporte e Segurança Comunitária, preparam uma programação diversificada.

Sob o tema “Orgulho de um povo chamado Bodocó”, as atividades da Semana Ecocultural tiveram início na manhã desta segunda-feira (06) com a participação de escolas e da comunidade bodocoense fazendo rearborização e jardinagem na Avenida Humberto Castelo Branco, em seguida, o Forró na Feira, incentivando ao som do autêntico forró, as ações voltadas para a saúde (Programa Saúde na Escola) e para o Meio Ambiente. Às 19h foi realizada a abertura oficial com a apresentação do Projeto de Reflorestamento e Recuperação da Mata Ciliar do Riacho do Piqui, no Teatro Aladino Gomes de Sá. A ocasião contou com a apresentação do Grupo Amigos do Meio Ambiente, grupo infanto-juvenil composto por alunos das Escolas Municipais Antônia Lócio da Cruz e São Francisco.

A abertura teve a presença de secretários municipais, do vice-prefeito José Claudio e de vereadores do município. O evento foi marcado pela Homenagem de Reconhecimento à Atitude Ambiental de pessoas da comunidade, como garis, artesãs, aposentados, professores e estudantes, os quais foram agraciados como forma de demonstração do bem que fazem ao município de Bodocó, através de suas atitudes, cuidando do meio ambiente.

Além destas atividades, a programação conta com sarau cultural; plantio e doação de mudas; passeata ecológica; Encontro de Secretários Municipais de Cultura e Turismo do Araripe; stand’s ecoculturais; apresentação do primeiro filme bodocoense “A Caminho do Claranã” (incluindo lançamento do DVD, livro fotográfico do Festival de Cinema do Sertão do Araripe); palestras; Encontro da APA Chapada do Araripe (participação dos Conselheiros dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí); apresentações culturais; ciclismo ecocultural; mini-maratona; Missa em Ação de Graças, além de shows com a Banda Noda de Caju e Banda VIP.

“A Semana Ecocultural está sendo realizada durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, que neste ano enfatiza o Ano Internacional das Florestas, e é neste contexto que Bodocó comemora sua emancipação política e apresenta a nossa diversidade cultural. O nosso orgulho é mostrar a cultura do município e a valorização da preservação ambiental,” disse a secretária municipal de Cultura, Juventude, Esporte e Segurança Comunitária, Iana Claudia.

Para o secretário do Meio Ambiente e Turismo, João Humberto Aires, todo dia é dia de cuidar do meio ambiente. “O importante é vivenciar de forma contínua as atitudes ambientais. A nossa proposta é fazer com que as pessoas despertem a consciência ecológica,” disse.

Lispector Comunicação – Assessoria de Imprensa

 

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.