Brasil tenta fortalecer indústria farmacêutica nacional

O Brasil assumiu junto à OMS o compromisso de suprir a demanda mundial de remédios contra a Doença de Chagas, e criou uma regulamentação para os medicamentos biotecnológicos, em uma estratégia de fortalecer a indústria farmacêutica nacional, disse nesta quarta-feira o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no Rio de Janeiro.

“Nossa estratégia é a produção nacional voltada para a ampliação do acesso aos medicamentos à população brasileira e mundial”, afirmou Padilha durante uma entrevista coletiva à imprensa em ocasião da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais na Saúde, organizada pela OMS desta quarta a sexta-feira, no Rio de Janeiro.

A produção do Benzonidazol, utilizado para o tratamento da Doença de Chagas, passará dos atuais 1,2 milhão de comprimidos para 3,2 milhões, que serão destinados a Bolívia, Colômbia, Venezuela, Argentina, Paraguai e Uruguai. O país é o único fabricante mundial desse medicamento, cuja entrega está prevista para dezembro.

Segundo o Ministério da Saúde, o aumento da produção ocorreu a pedido da Organização Mundial de Saúde (OMS), e se dará através da parceria com os laboratórios produtores Lafepe e Nortec, além da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A organização Médicos Sem Fronteiras já recebeu 225 mil comprimidos para atender casos mais urgentes.

Padilha também anunciou a regulamentação para a produção de medicamentos biotecnológicos no Brasil.

De acordo com a Anvisa, esses produtos representam apenas 1% do total de medicamentos distribuídos pelo governo no Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento de doenças inflamatórias, infecciosas e câncer, mas comprometem 32% do gasto anual do Ministério da Saúde com medicamentos, por serem importados de outros países.

“Esses produtos representam a nova fronteira para o tratamento, sobretudo do câncer. São considerados mais eficazes e seguros para a população, e a Anvisa com a publicação desses guias estabelece as regras de registro desses produtos no país. É um estímulo importante para a produção nacional dos produtos biotecnlógicos, o que pode permitir remédios mais baratos e ampliar o tratamento da população”, afirmou Padilha.

Segundo o ministro, o governo brasileiro conseguiu reduzir em 48% os custos com produtos biotecnológicos este ano, apos negociação com as empresas produtoras. “Quando começarmos a produzir esses medicamentos no Brasil, vamos conseguir reduzir ainda mais o preço, e com isso poder atender mais pessoas”, declarou.

Nesta quarta-feira, a Anvisa publicou um guia para o registro de duas substâncias que são fruto da pesquisa biotecnológica: a heparina, com propriedades anticoagulantes, e a alfainterferona, usada no tratamento de doenças infecciosas.

A produção nacional desses medicamentos é possível, de acordo com a agência, porque a patente da maioria desses produtos está expirando. “Por conta do elevado custo, o governo brasileiro tem grande interesse em produzir medicamentos biológicos, principalmente se puder ser em larga escala e por laboratórios nacionais e internacionais. Deste modo, seria ampliada a disponibilidade do produto ao mesmo tempo em que os custos seriam reduzidos”, indica a Anvisa. A resolução específica será publicada no Diário Oficial da União.

Fonte: AFP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.