Com 48 ouros, Brasil fecha Pan perto de repetir Rio-2007

Deputado Federal Gonzaga Patriota

Os jogos de Guadalajara vão entrar para a história do esporte brasileiro como o melhor desempenho do País em um Pan fora de seu território. O Brasil encerra a competição, finalizada neste domingo (30), com 48 medalhas de ouro, 35 de prata e 58 de bronze, totalizando 141. Desempenho superior ao do Pan de Santo Domingo, em 2003, quando os atletas brasileiros subiram o lugar mais alto do pódio 29 vezes e somaram 123 medalhas.

Por pouco o Brasil não superou também o desempenho que teve no Rio, em 2007, quando competiu em casa. Na ocasião, foram 52 medalhas de ouro, apenas quatro a mais do que as conquistadas em Guadalajara. Fizeram falta as medalhas do futebol e do basquete masculino (eliminados na primeira fase) e dos campeões mundiais Fabiana Murer (prata no salto com vara), Roseli Feitosa e Everton Lopes (ambos bronze no boxe).

Por outro lado, o Brasil se destacou em alguns dos esportes olímpicos mais tradicionais, igualando ou até melhorando o desempenho do Rio de Janeiro: na natação, judô, atletismo, vela, vôlei (quadra e praia) e nas ginásticas, modalidades que, juntas, renderam 41 medalhas de ouro, de um total de 85 medalhas. Handebol, triatlo, tiro, tênis de mesa, levantamento de peso, caratê e patinação também trouxeram ouro ao Brasil.

Quem mais colaborou individualmente para o desempenho brasileiro no quadro de medalhas foi Thiago Pereira, que conquistou quatro ouros em provas individuais e outras duas em revezamentos, tornando-se o atleta do Brasil que mais tem medalhas de ouro pan-americanas: num total de 12. Antigo recordista, Hugo Hoyama chegou à sua 11ª medalha, com a vitória no tênis de mesa por equipes em Guadalajara.

O Pan, comprovou a evolução do Brasil em disputas importantes. No atletismo feminino e na natação masculina, as provas de velocidade foram dominadas por brasileiros. Na ginástica artística masculina, rítmica e no tiro, o Brasil também se mostrou um patamar acima do que vinha sendo apresentado em jogos anteriores. No vôlei, os quatro ouros em jogos na praia e nas quadras ficaram com o Brasil, com direito à seleção masculina B, vencendo com certa facilidade Cuba (vice-campeã mundial) na final do Pan.

Os brasileiros também conquistaram resultados expressivos no Pan, aumentando as expectativas por bons índices na Olimpíada de Londres. César Cielo ignorou a altitude e fez o segundo melhor tempo do ano nos 100 metros livre. No revezamento 4×100 metros no atletismo, as brasileiras quebraram o recorde nacional e colocaram a equipe num novo patamar. Campeã olímpica, Maurren Maggi voltou à boa forma e fez sua melhor marca no ano. Ainda no atletismo, Lucimara Silvestre, voltando de punição por doping, estabeleceu novo recorde sul-americano. Aos 21 anos, Fernando Reis venceu a categoria, com mais de 105 kg no levantamento de peso, deu ao Brasil sua primeira medalha de ouro, nessa modalidade, na história do Pan e pulverizou os antigos recordes da competição no arranque, no lançamento e no geral.

GONZAGA PATRIOTA, é Contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista, Pós-Graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil, pela Universidade Federal da Argentina.

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.