Conselho Nacional de Justiça é criticado pelo judiciário

Deputado Federal Gonzaga Patriota

O CNJ – (Conselho Nacional de Justiça) foi criado por dispositivo constitucional, como órgão de controle externo do Poder Judiciário, sem qualquer prejuízo do trabalho das corregedorias de justiça, ambos na busca da transparência de todos os juízos e tribunais do país, com exceção do STF – (Supremo Tribunal Federal), única corte que não é submetida aos poderes administrativos desse órgão.

O poder judiciário brasileiro foi sempre elitizado e não vem aceitando determinadas interferências do CNJ, a exemplo do que ocorrera com a uniformização do horário de atendimento ao público pelos tribunais, decisão suspensa por liminar do STF.

Antes desse Conselho, não se via, no Brasil, um magistrado, um desembargador ou mesmo um ministro de Tribunal sofrer punições administrativas, agora, com o CNJ, mais de 50 magistrados já foram punidos e, esses castigos aplicados a magistrados vem causando sérias reações ao poder judiciário e na sua Associação.

Mesmo tendo sido criado por dispositivo constitucional, o CNJ vem sofrendo baixas em muitas das suas ações punitivas. O STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu quase metade das punições aplicadas por esse Conselho. Das punições impostas pelo CNJ com fundamento no poder do órgão de abrir inquérito para examinar a conduta de juízes, 33 tiveram recursos ao STF, dessas, 15 foram suspensas por liminares concedidas por ministros do Supremo. O poder do órgão de fiscalizar e punir magistrados está no centro da controvérsia que provocou uma crise no Judiciário nesta semana. Uma ação da AMB (Associação dos Magistrados do Brasil) no Supremo Tribunal Federal quer limitar essa atribuição do CNJ. A Associação alega que o Conselho Nacional de Justiça interfere na independência dos tribunais.

Entidades que trabalham com a defesa dos direitos humanos estão se mobilizando em favor da atuação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) na punição de magistrados que cometam irregularidades. Diz que impedir a atuação do CNJ será prejudicial para o país, ao mesmo tempo, criticam a fala da corregedora sobre “bandidos de toga”, mas defendem a independência do Conselho.

GONZAGA PATRIOTA, Contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista. Pós-Graduado em Ciência Política, Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil pela Universidade Federal de Buenos Aires, na Argentina.

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.