Controvérsias em Imunizações – Especialistas de vários estados se reúnem em Recife para discutir sobre vacinação em situações especiais

É a primeira vez que o evento ocorre fora de São Paulo

Especialistas do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Pernambuco e Pará estarão reunidos em Recife, no próximo dia 25 de novembro, para a realização do evento Controvérsias em Imunizações, que ocorrerá pela primeira vez no nordeste do Brasil.

O objetivo é discutir e buscar consenso para diversas situações envolvendo a indicação de vacinas em situações especiais. Temas como indicações alternativas da vacina contra o HPV (possibilidade de recomendação para pessoas fora da faixa etária recomendada em bula); a vacinação de gestantes contra a coqueluche; indicação de doses de reforço contra a meningite C; indicação do anticorpo palivizumabe contra o VSR (vírus sincicial respiratório – uma das principais causas de infecção respiratória grave em bebês pequenos), entre outros, serão debatidos pelos médicos a convite da Sociedade Brasileira de Imunizações – SBIm.

“Esse evento anual representa uma grande oportunidade de discutirmos questões extraordinárias, que implicam em tomadas de decisão visando à proteção do paciente, mas que estão além do que é determinado como padrão de conduta clínica. A partir das conclusões dos especialistas, poderemos estabelecer orientações para médicos de todo o país”, destaca o presidente da SBIm Nacional, Renato Kfouri. O médico tratará das indicações da vacina contra a meningite C, tema extremamente relevante por conta dos surtos da doença registrados em estados como Bahia e Minas Gerais.

A indicação da vacina contra coqueluche para grávidas é um dos principais tópicos devido ao aumento dos casos entre bebês, tendo os pais como principais transmissores da bactéria Bordetella pertussis, causadora da doença. O tema, que será tratado pela médica pernambucana representante da SBIm – PE, Analiria Pimentel, vem merecendo atenção mundial, principalmente pelo fato de os adultos estarem transmitindo a doença para as crianças pequenas, situação que motivou a criação da “Estratégia Cocoon\”.

Para a médica Isabella Ballalai, presidente da SBIm- RJ, que fala sobre a prevenção da doença pneumocócica em crianças e a vacinação contra o meningococo C, “a meningite pneumocócica é muito séria e pode deixar sequelas neurológicas, além de perda auditiva nos pacientes. Uma vez instalada, se não for tratada precocemente com antibióticos, em tempo hábil, a doença pode ser letal”, avisa a médica. O pneumococo é uma bactéria que pode se desenvolver na parte nasal da faringe (região anatômica localizada acima do palato mole – nasofaringe) de pessoas saudáveis, que não manifestam qualquer sintoma. Quando a bactéria encontra um ambiente favorável, como por exemplo, pessoas com imunidade reduzida, ela consegue se reproduzir rapidamente e levar a uma infecção. Cerca de 30% a 60% das crianças menores de cinco anos são portadoras dessa bactéria e a transmitem sem saber.

Outro tema importante é a vacina que previne as diarreias pelo rotavírus, que foi incluída no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 2006. O país foi um dos primeiros a introduzir a vacina no calendário de vacinação infantil. Dados obtidos em análises do Instituto Evandro Chagas – IEC, do estado do Pará, mostram que a vacinação reduz em 48% as hospitalizações por rotavírus em crianças menores de um ano. De acordo com Alexandre Linhares, médico pesquisador do IEC e da Secretaria de Vigilância em Saúde do Pará, isso representa um impacto direto com redução de 20% no número de hospitalizações por rotavírus, mesmo naquelas crianças com idades entre 1 e 4 anos\”. “Os benefícios da vacina vão além da faixa etária estabelecida para receber a imunização. É o que chamamos de imunidade de rebanho, quando o vírus passa a circular em níveis mais baixos e as crianças mais velhas não ficam doentes”, explicou Linhares.

A médica Jacy Andrade, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), fala sobre o papel do uso de vacinas conjugadas contra o pneumococo em adultos e sobre a validade da dose de reforço. Já o médico Guido Carlos Levi (vice-presidente da SBIm Nacional) vai tratar das indicações da vacina contra o HPV em homens. No sexo masculino esse vírus pode causar câncer de ânus e pênis. A vacina quadrivalente contra o HPV é eficaz contra os tipos de HPV 6 e 11, responsáveis por 90% das verrugas genitais e está oficialmente indicada para homens de 9 a 26 anos.

O evento tem o apoio da Secretaria de Saúde de Pernambuco, da Sociedade de Pediatria de Pernambuco e da Sociedade Pernambucana de Infectologia. “O objetivo da SBIm ao escolher Recife para sediar essa edição é democratizar o acesso às informações de qualidade, atendendo, assim, ao estatuto da entidade que prevê o incentivo à educação continuada na área de imunizações”, destaca Renato Kfouri. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

Fonte: Pautas Incorporativas

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.