Crise na Europa vira o mundo de cabeça para baixo

Deputado Federal Gonzaga Patriota

A crise do capitalismo iniciada em 2008 atinge, hoje, profundamente a Europa Ocidental. Portugal, Espanha e Grécia, países antes desenvolvidos, agora subdesenvolvidos com pires nas mãos em busca de dinheiro do FMI (Fundo Monetário Internacional).

Esses e outros países europeus que há 20 anos exageravam no luxo e no consumo, hoje, padecem de necessidades de toda ordem, se comparando à miséria que ataca, há muito tempo, países da África.

Os Estados Unidos da América, maior potência econômica e social do planeta, por sua vez, depois da crise, emperrou. Não conseguem retomar sua produtividade e atolam-se no crescimento do desemprego e de 15% da sua população vivendo abaixo da linha de pobreza, desempregada e sem ter onde morar, além de dívidas astronômicas. O crescimento americano deste ano não deve passar de 1%, fato que está trazendo de volta para o Brasil muitos dos nossos migrantes que por lá procuravam melhores dias.

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, atira seus problemas para o lado oposto do país que administra ao dizer que a crise de dívida na Europa está “assustando o mundo” e que os líderes europeus estão lidando com o problema, mas não tão rápido quanto necessário.

No auge da crise de crédito, que se agravou em 2008, a saúde financeira dos bancos no mundo inteiro, foi colocada à prova. Os problemas em operações de financiamento imobiliário na Europa e nos Estados Unidos geraram bilhões em perdas e o sistema bancário não encontrou mais onde emprestar dinheiro. Para diminuir os efeitos da recessão, estes países aumentaram os gastos públicos, ampliando as dívidas além dos tetos nacionais.

Frente à crise de um sistema econômico que aprendeu a acumular dinheiro, mas não a produzir justiça, o FMI, que padece de crônica falta de imaginação, tira da cartola a receita de sempre: ajuste fiscal, que significa gastos do governo, aumento de impostos, redução de crédito e etc. Nada de subsídios, de reposição salarial ou mesmo de investimentos, por mais necessários que sejam.

Embora o FMI evite falar em recessão, já não teme admitir estagnação, o que significa proliferação do desemprego e de todos os efeitos nefastos que ele gera.

GONZAGA PATRIOTA, Contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista. Pós-Graduado em Ciência Política, Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil pela Universidade Federal de Buenos Aires, na Argentina.

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.