Depois de 40 anos de ditadura, Líbia busca sua redemocratização

Deputado Federal Gonzaga Patriota

Após derrubar um regime de monarquia e instalar uma ditadura que durou 42 anos, Muammar Gaddafi controlou as mais de 100 etnias nacionais à base da força e da cooptação, perseguindo, sem trégua – até à morte – os seus opositores, impôs o unipartidarismo, por meio do Congresso Geral do Povo e não titubeou na promoção de sangrentos crimes contra a humanidade.

A morte de Muammar Gaddafi encerra um capítulo, mas não estabelece nova ordem política, tampouco, une a Líbia. As mais de quatro décadas de ditadura e tirania, fizeram com que o Ditador, mesmo acusado, preferisse morrer como “Mártir”, para os seus já poucos aliados, como forma de dificultar o resgate da democracia nesse importante País.

O maior desafio a ser alcançado na Líbia, hoje, é a unidade nacional, porque através dela, começa o processo de se restabelecer a civilidade e se reestruturar e recuperar o País.

Os novos líderes da Líbia iniciaram a difícil tarefa de formar um governo de unidade interino, após esses 42 anos de ditadura de Muammar Gaddafi, prometendo uma administração orientada pelas leis islâmicas. “Hoje começamos a nos preparar para uma nova fase, a da liberação, em que iremos planejar e trabalhar duro pelo futuro da Líbia”. “Vamos começar a trabalhar na adoção da Constituição”, afirmou Abdel Hafiz Ghoga, vice-presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), após ser decretada a “liberação” da Líbia, do regime de Gaddafi, em uma cerimônia com dezenas de milhares de pessoas em Benghazi, no leste do país, onde começou o levante contra o ditador há oito meses.

A declaração é feita em meio à controvérsia em torno das circunstâncias da morte de Gaddafi, após ele ser capturado com vida em sua cidade natal, Sirta, na quinta-feira. A Grã-Bretanha afirmou que o incidente “maculou” o CNT.

O CNT prevê a formação de um governo interino em um mês e eleições para uma Assembléia Constituinte dentro de oito meses. Será a primeira eleição livre no país em mais de quatro décadas. Haverá eleições parlamentares e presidenciais dentro de um ano, após esse voto para a Constituinte, ou dentro de 20 meses após a declaração deste domingo.

 O líder do CNT insistiu que a lei muçulmana (Sharia) prevalecerá. “Como um país islâmico, adotamos a Sharia como nossa lei principal”, disse Abdel Jalil em Benghazi.

 O primeiro-ministro interino, Mahmoud Jibril, disse que a formação do novo governo deve ocorrer dentro de uma semana a um mês. “Isso pode levar mais, ou menos dias”, disse ele a repórteres, durante o Fórum Econômico Mundial na Jordânia, após isso, será dissolvido o (CNT) – Conselho Nacional de Transição. Disse ainda Abdel Jalil à rede Al-Jazeera, que há uma investigação em andamento sobre as circunstâncias da morte de Gaddafi. Vídeos de celulares mostravam o ex-ditador vivo após a captura, mas líderes do CNT afirmam que ele foi morto por um tiro na cabeça durante um tiroteio.

Afastada para sempre a sombra de Muammar Gaddafi, a Líbia deve exorcizar o passado negro de ditadura e se apressar em definir um caminho que reúna seus diversos interesses. O esforço imediato é pacificar o país e restabelecer as relações diplomáticas da Líbia com os países democráticos do Planeta. É hora de soberania com liberdades democráticas.

GONZAGA PATRIOTA, Contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista, Pós- Graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil, pela Universidade Federal da Argentina.

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.