Detran orienta sobre transporte correto de crianças em carros e motos

Foto: Reprodução/TV Globo

Transportar uma criança no carro exige atenção e responsabilidade do motorista. Algumas regras precisam ser seguidas e, quem não cumpre, está sujeito à multa, além de colocar em risco a segurança dos passageiros. Mas em Pernambuco, o uso da cadeirinha, exigido por lei há quase um ano, ainda não virou rotina como deveria. De acordo com o Detran, muitos pais ainda recebem multas por não cumprir a medida.

O equipamento pode evitar lesões graves ou mortes, em caso de acidentes. Na colisão, os passageiros são arremessados para fora do veículo, se não estiverem usando o cinto de segurança ou as cadeirinhas, no caso das crianças. E não é preciso estar em alta velocidade para isso: em uma colisão a 60 km/h, o peso da vítima é multiplicado por 50, ou seja, uma criança de 20 Kg atingiria 1.000 Kg, peso de um urso.

Os equipamentos variam de acordo com a idade das crianças. Crianças entre até um ano de idade, deve ser transportadas no bebê-conforto. Entre 1 e 4 anos, nas cadeirinhas. Já as crianças entre 4 e 7,5 anos têm que usar o assento de elevação. Crianças até 10 anos devem ser transportadas nos bancos traseiros, usando o cinto de segurança. As orientações sobre esses equipamentos podem ser obtidas em folhetos educativos, distribuídos pelo Detran e pelo Denatran.

O Detran lembra que todos esses equipamentos devem ter o selo de certificação do Inmetro. “O ideal é verificar se o cinto está pegando no meio dos ombros e no meio dos peitos, para dar maior proteção à criança e maior funcionalidade do equipamento”, orienta o diretor de Fiscalização do Detran, Sérgio Lins “A notificação é de R$ 191, sete pontos na carteira, retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada”, acrescenta.

MOTOS
Segundo o Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Motos, foram 628 mortes causadas por acidentes com motos em 2010. Para tentar reduzir esses números, uma campanha educativa deve ser lançada no estado. A fiscalização será rigorosa na abordagem dos motociclistas – da documentação do veículo ao uso do bafômetro. Quanto às crianças, o Detran lembra que não é permitido o transporte dos menores de 7 anos.

“O Código determina que criança abaixo de 7 anos não pode ser transportada em motocicleta. Entende-se que a criança abaixo de 7 anos não tem os reflexos e a habilidade necessária para se proteger numa eventualidade. A infração é gravíssima, dá sete pontos na carteira e o recolhimento do carro”, explica o diretor de Fiscalização do Detran, Sérgio Lins.

Fonte: pe360graus.com

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.