Economia brasileira fica estável no 3º trimestre de 2011, mostra IBGE

A economia brasileira fica estável no terceiro trimestre de 2011 na comparação com os três meses anteriores, segundo divulgou, nesta terça-feira (6), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Produto Interno Bruto (PIB), em valores correntes, chegou a R$ 1,05 trilhão no período. No segundo trimestre, em relação ao primeiro, a economia cresceu 0,7%, segundo dados revisados.

No terceiro trimestre, em relação ao segundo, os setores que tiveram os piores desempenhos foram a indústria, com queda de 0,9%, e serviços, com recuo de 0,3%. O destaque positivo ficou com a agropecuária, que cresceu 3,2%.

Apesar de não ter apresentado crescimento na comparação entre os trimestres, na anual, com o terceiro trimestre de 2010, o PIB mostrou avanço de 2,1%. Assim como na relação trimestral, o maior destaque ficou com a agropecuária, que cresceu 6,9%. No entanto, os setores de serviços e a indústria, nesse tipo de comparação, cresceram 2% e 1,0%, respectivamente.

Nos quatro trimestres terminados no terceiro trimestre de 2011 (12 meses), o crescimento do PIB foi de 3,7% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. Já no acumulado neste ano, até setembro, o PIB avançou 3,2%.

No último dia 22 de novembro, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, havia dito que o crescimento da economia brasileira no terceiro trimestre de 2011 poderia ser zero. “Devemos ter uma desaceleração do crescimento no terceiro trimestre, que pode ser zero”, disse Barbosa durante divulgação do segundo balanço da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Taxa de investimento
No terceiro trimestre, a taxa de investimento foi de 20% do PIB. No mesmo período de 2010, a taxa ficara em 20,5%. A taxa de poupança ficou em 18,8% no terceiro trimestre de 2011, contra 19,6% no mesmo trimestre de 2010.

Desempenho dos setores
Em relação ao segundo trimestre de 2011, segundo detalhamento do IBGE, a queda da indústria, que foi de 0,9%, foi puxada principalmente pela indústria de transformação. Por outro lado, extrativa mineral, eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana e construção civil tiveram ligeiro crescimento.

Já entre os serviços, que teve variação de 0,3%, puxaram a queda o desempenho do comércio, outros serviços e serviços de informação. Na contramão, mostraram variações positivas atividades imobiliárias e aluguel, transporte, armazenagem e correio e administração, saúde e educação pública e intermediação financeira e seguros.

Quanto ao consumo, todos os itens da demanda interna recuaram neste período: despesa de consumo da administração pública (-0,7%), formação bruta de capital fixo (-0,2%) e despesa de consumo das famílias (-0,1%), que vinha em alta nos últimos trimestres. De acordo com o IBGE, o que contribiu para o desempenho do PIB, por essa ótica, foi setor externo. As exportações aumentaram 1,8% e as importações de bens e serviços caíram 0,4%.

Na comparação anual
Nesse tipo de comparação, o IBGE explica que a agropecuária cresceu mais que os outros setores porque alguns produtos da lavoura que possuem safra relevante no terceiro trimestre, como mandioda, feijão e laranja, tiveram produtividade maior, como é o caso da mandioca.

Ao contrário do que mostrou a comparação trimestrel, a indústria cresceu 1,0% em relação ao mesmo trimestre de 2010. As maiores variações positivas partiram de eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana e construção civil. No caso da construção civil, o IBGE atribui o aumento ao crescimento da população ocupada no setor e ao desempenho do “crédito direcionado”.

Pela ótica da demanda interna, o consumo das famílias avançou 2,8%, a 32ª variação positiva consecutiva nessa base de comparação, com influência do comportamento da massa salarial real. A despesa de consumo da administração pública cresceu 1,2%.

A formação bruta de capital fixo (FBCF ou investimento planejado) avançou 2,5% sobre igual período do ano anterior. As principais influências para o crescimento partiram da construção civil e da produção interna de máquinas e equipamentos.

No mesmo tipo de comparação, as exportações cresceram 4,1% e as importações de bens e serviços, 5,8%. “A valorização cambial ajuda a explicar o maior crescimento relativo das importações”, disse o IBGE, por meio de nota. Os produtos da pauta de importação que mais contribuíram para o resultado foram veículos, equipamentos eletrônicos, material elétrico, têxteis, vestuário e calçados, extrativa mineral, plásticos; e químicos.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.