Festival de música e feriado fazem passagem aérea ser maior vilã da inflação em setembro

O brasileiro viajou mais em setembro e esse movimento fez o preço das passagens de avião aumentar no mês. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) afirmou nesta sexta-feira (7) que os tíquetes ficaram 23% mais caros na comparação com agosto por causa de dois eventos específicos: o feriado do Dia da Independência, no dia 7, e o festival de música ocorrido no final do mês na capital carioca.

No ano, o aumento das passagens aéreas já supera 31,48% quando comparado com os nove primeiros meses de 2010. É como se uma passagem que custava R$ 100, em dezembro, agora estivesse valendo R$ 131,48. Como setembro é considerado um mês de baixa temporada de viagens, os preços dos bilhetes aéreos subiram quase como se fossem férias.

Aparece ainda no preço a alta do dólar, que fez com que as viagens ficassem mais caras, já que o custo do bilhete conta o combustível aeronáutico (diesel), e esse é vendido em dólar. As companhias passam esse custo para o consumidor na forma de alta de preços, como explica a coordenadora do IBGE, Eulina Nunes.

– A questão das passagens aéreas pode estar mostrando algum efeito do dólar, embora o levantamento não mostre isso efetivamente. Em setembro houve um feriado; em geral, quando há um feriado as tarifas mais baratas não são disponibilizadas. Além disso, houve uma grande demanda de voos por conta do evento de rock realizado no Rio, assim, as passagens ofertadas pelas empresas foram as mais caras.

As cidades com as maiores variações foram o Rio de Janeiro, que viu os preços das passagens subirem 26,76%, seguido de Curitiba (26,24%), de Porto Alegre (24,54) e de São Paulo (24,39%).

Grande parte desse aumento se deve pela influência dos combustíveis – cujo reajuste passou de -0,09% em agosto para 0,69% em setembro. O preço do litro do etanol subiu de 0,3% para 3%, dez vezes mais em apenas 30 dias. Por conta da mistura de 20% de álcool na gasolina, ela foi reajustada em 0,5% (enquanto em agosto teve queda de 0,14%).

– O peso das passagens foi de 0,37% do total da inflação de setembro. Os dois juntos [transportes e alimentos] são responsáveis por mais de 40% do resultado da inflação do ano.

As passagens de ônibus urbano também sentiram esse aumento: o gasto essencial para a maioria dos trabalhadores do país subiu 8,44% nestes nove meses.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.