‘Foi uma surpresa ir tão longe’, diz vencedora mundial do Imagine Cup

Os campeões Thiago Ribeiro, Rafaela Costa, Fernanda da Costa e Rafael Kamineko. (Foto: Vinícius Sgarbe/G1 PR)Os ganhadores curitibanos do Imagine Cup 2011 na categoria games para Xbox se apresentaram para uma plateia de entusiastas de tecnologia, na manhã desta quinta-feira (10), em Curitiba. Ao G1, Fernanda da Costa confessou que “no começo a ideia era chegar a Nova York, mas a gente foi crescendo muito na competição. Foi uma surpresa ir tão longe”. Em meio a risos, relembrou que “é [uma competição] difícil. E geralmente tem muitos japoneses e tal”.

Segundo Rafaela Costa, o trabalho no game premiado durou um ano. O jogo é de estratégia e teria sido comparado pela comissão julgadora ao popular “The Sims”. A ideia é, basicamente, controlar personagens que inspiram outros personagens a aderir ao voluntariado. Ações positivas atrairiam mais voluntários para resolver problemas em três grandes áreas: educação, ambiente e saúde.

Agora, as duas meninas vão se juntar a três outras rapazes, um brasileiro, um irlandês e um francês, para competir na categoria game para Windows Phone no ano que vem.

Com a equipe original, haverá outro projeto, desta vez na categoria desenvolvimento de software. “Não podemos dizer nada sobre isso ainda”, primeiro bloqueou Rafaela. Mas para o G1, ela e a colega decidiram compartilhar que o programa “será voltado para usuários domésticos (…), inspirado em Business Intelligence”.

Rafaela revelou, sobre a equipe: “Antes estávamos no ambiente acadêmico desenvolvendo um projeto, agora somos sócios de uma empresa, cada um assumiu a direção na sua especialidade, temos diversas oportunidades dentro da própria Microsoft e mantemos contato com gigantes da indústria de games. Além disso, as portas se abriram via prefeitura para distribuição do jogo. É a nossa chance de fazer a diferença”.

Inscrições
As inscrições para três categorias do Imagine Cup 2012 estão abertas. De acordo com a gerente de programas acadêmicos da Microsoft no Brasil, Marinês Gomes, “assim que acabaram as festividades, as comemorações, em Nova York, começamos a pensar na próxima edição. Estamos nos antecipando para que os estudantes tenham mais tempo para desenvolver os projetos”.

Para ela, mesmo que os concorrentes ainda não tenham um produto em mente, eles podem se inscrever, para começar a troca de informações. “Cada categoria tem um cronograma diferente”. Por enquanto, as categorias são: projeto de software; projeto de game (para Windows Phone e Xbox); e Desafio de TI – essa última propõe situações fictícias para resolução de problemas.

Categorias relacionadas ao Kinect, Windows Phone e o Azure (plataforma de nuvem da Microsoft) serão anunciadas no dia 18 de novembro, com inscrições abertas a partir do dia seguinte. “Hoje os programas acadêmicos da empresa dão mais atenção ao desenvolvimento para o Windows Phone e para a nuvem. No ano que vem deve aparecer também o Windows 8”, explicou.

Marinês empreende um road show pelo país, começado em Recife, na quarta-feira (9). Nesta quinta (10), em Curitiba, ela falou para um auditório de curiosos. Depois, ela segue para São Paulo, Belo Horizonte e Brasília – a capital do país sediará a final nacional no dia 3 de maio do ano que vem. A final mundial será em Sidney, Austrália, em julho.

Em 2012 será o aniversário de dez anos do Imagine Cup.

Fonte: G1 Paraná

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.