Gonzaga Patriota homenageia Colégio Dom Bosco pelos 85 anos

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE), líder da Bancada do Nordeste, dedicou o seu discurso desta quarta-feira (19) para homenagear o Colégio Dom Bosco, que completa 85 anos de fundação esta semana.

Fé e educação. Esse é o lema que traduz o ideal que norteia os objetivos mais elevados da formação humana: a cidadania, a cultura, o cultivo de valores essenciais à vida, a busca do conhecimento direcionado para ações em prol do crescimento harmonioso do ser humano, no nível moral, intelectual, social e, também, espiritual.

É nesse horizonte que há 85 anos atua o Colégio Dom Bosco de Petrolina. Nesse período, promoveu, dentro dos mais altos ideais, a educação de milhares e milhares de cidadãos, com um ensino dinâmico, ações pedagógicas eficientes, projetos interdisciplinares, movimentos culturais, palestras, exposições, excursões, pesquisas e muitos outros processos motivadores da aquisição de produção, inovação e conhecimento, sempre procurando o que há de melhor e mais atual nas práticas pedagógicas, ao mesmo tempo em que mantém o que é perene e permanente.

Gonzaga Patriota destacou alguns nomes que ajudaram a construir a história do Colégio Dom Bosco. “O pioneiro, que com espírito de fé e amor inconteste pela educação idealizou essa querida e sólida instituição foi Dom Antônio Maria Malan, primeiro bispo de Petrolina. Sucederam a Dom Malan os bispos Dom Idílio José soares, Dom Avelar Brandão Vilela, Dom Antônio Campelo de Aragão, Dom Gerardo Andrade Ponte, Dom Paulo Cardoso da Silva e Dom Manoel dos Reis de Farias. Foram homens raros e de qualidade que lançaram os fundamentos do excelente nível que o Colégio Dom Bosco defende até os dias atuais”, disse o líder da Bancada do Nordeste.

Reconhecendo a excelente prática de ensino oferecida pelo Colégio Dom Bosco, Gonzaga Patriota confiou à educação dos seus filhos a esta instituição. “Tive o privilégio de ter meus filhos estudando nessa instituição e posso testemunhar que lá se pratica o que há de melhor na educação. Fica meu reconhecimento a todos os que honram esse educandário com seu nobre trabalho”, relatou.

Gonzaga Patriota também destacou o que a diretora, professora Teresinha Teixeira Coelho, representa não apenas para o Colégio Dom Bosco, mas para Petrolina. “Em particular, gostaria de mencionar a professora Teresinha Teixeira Coelho. Uma verdadeira empreendedora. Ela representa o espírito de grandeza da mulher petrolinense. Ela é uma verdadeira trabalhadora da educação, uma mulher de visão, de consecuções realmente de destaque, uma mulher que se entrega totalmente ao grande desafio que um dia ela decidiu aceitar”, finalizou.

E para comemorar o jubileu a tradicional instituição de ensino realizou, na última terça-feira (18), uma missa de Ação de Graças na Igreja Catedral. Nesta sexta (21), os festejos serão realizados no Centro de Cultura Dom Bosco, com várias apresentações dos estudantes referentes ao Jubile.

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.