Governo de Pernambuco dá desconto e parcela IPVA atrasado

Deputado Federal Gonzaga Patriota

O governador Eduardo Campos autorizou a Secretaria da Fazenda do Estado a conceder desconto de até 70% do valor da penalidade e dos juros, na cobrança de atrasados do IPVA, além de dividir o débito em três parcelas. Outra providência do Estado é a oficialização das dívidas consideradas prescritas, isto é, superiores há cinco anos. Assim, as dívidas de IPVA de anos anteriores a 2007, ficarão quitadas e, desse ano até 2011, serão quitadas com descontos de 70% do valor da penalidade e de 50% dos juros. Para tanto, os devedores devem ficar atentos à notificação no Diário Oficial ou no endereço do registro do veículo para providenciarem a sua regularização perante o fisco.

 Esta medida do Governo do Estado vai ajudar muitos proprietários de veículos em Pernambuco já que um terço das motocicletas e um grande número de automóveis e mais de 60 mil veículos – estão impedidos de trafegar no Estado, em razão do atraso no pagamento do IPVA.  Já os automóveis e motocicletas de pessoas que residem na zona rural de Pernambuco  atingem 80% de inadimplência.

 O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), é um tributo estadual, ou seja, somente os estados e o Distrito Federal tem competência para instituí-lo, como tributo que dá ao veículo o direito de locomoção. Do total arrecadado, por cada veículo, 50% é destinado ao governo estadual, enquanto que os outros 50% são destinados ao município, onde o veículo foi registrado. O  IPVA tem como fato gerador a propriedade do veículo automotor.

 Os contribuintes do imposto são os proprietários de veículos automotores. A alíquota utilizada é determinada por cada governo estadual, com base em critério próprio. A base de cálculo é o valor venal do veículo, estabelecido pelo estado que cobra esse imposto. Sua função é exclusivamente fiscal. O percentual cobrado varia de 1 a 3% sobre o valor venal do veículo.

O IPVA não tem relação direta com prestação de serviço (asfaltamento em ruas, colocação de sinais, educação de trânsito etc.). Aliás, esta é a característica essencial de todo imposto: é uma receita da União, estados ou municípios, utilizada para as despesas normais com a administração – educação, saúde, segurança, saneamento etc.

GONZAGA PATRIOTA, Contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista. Pós- Graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil, pela Universidade Federal da Argentina.

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

LEIO DIARIAMENTE O ARTIGO DE GONZAGA PATRIOTA, EM SEU BLOG, BEM COMO, ESCUTO NA PETROLINA FM, TAMBÉM, TODOS OS DIAS, A SUA CONEXÃO DE BRASÍLIA QUE ELE FAZ COMO JORNALISTA E, AGORA, ESTOU RECEBENDO DIRETO DO SEU GABINETE, EM MEU E-MAIL, ESTES ARTIGOS. ESTE, ALÉM DE OUTRAS COISAS QUE O DEPUTADO FAZ, É UM SERVIÇO IMPORTANTE Á POPULAÇÃO BRASILEIRA.
ESTE ARTIGO DE HOJE MOSTRA A PREOCUPAÇÃO DE GONZAGA COM AS PESSOAS MAIS POBRES QUE POSSUEM UM CARRO VELHO OU UMA MOTOCICLETA, COMO ELE PRÓPRIO FALA, NA ZONA RURAL SÃO MAIS DE 80% DOS VEÍCVULOS COM O IPVA ATRASADO, AGORA, COM DESCONTO DE ATÉ 705, PODEM BOTAR TUDO EM DIA E VALORIZAR AINDA MAIS O SEU VEÍCULO. PARABÉNS GONZAGA PATRIOTA, VENHA SER O NOSSO PREFEITO DE PETROLINA.

NO COMENTÁRIO ANTERIOR, ONDE SE LÊ: COM DESCONTO DE 705, LEIA-SE, COM DESCONTO DE 70%.
OBRIGADO.
JOSÉ JOÃO DA SILVA

Gostaria de saber onde se solicita estes forma de obeter os descontos, pois no site do detran e em local algum informa onde e como, obter bem como parcelar em 10 vezes e não recebi nenhuma notificação.
Atenciosamente

Wanderley

Gostaria de saber onde se solicita estes forma de obeter os descontos, pois no site do detran e em local algum informa onde e como, obter bem como parcelar em 10 vezes e não recebi nenhuma notificação ou é mais um conto de fada de politicos.
Atenciosamente

Wanderley

Bom dia,

Gostaria de saber onde solicito esse desconto e onde negocio?

Atenciosamente,

Jonas de Almeida.

gostaria de regularizar minha moto. como faço para adquirir esse desconto.e parcelamento aguardo sua resposta.

Como na neste governo porcria tando Federal, Estdual e municipal, presta, e Não sei a utilidade de politico, neste mundo acredito que temos de extermina-los, batas de ladõres neste paizinho.
bom Vamos ao que é importante

http://www.alvinhopatriota.com.br/archives/50647

este site explica tudo direitinho com fazer para o caso do detrna já que este Politicuzinho, mais um de merda neste pais, fala mais não exlica ais mais uma vez temos de descobrir.

boa tarde ! gostaria que me informase com fazer para adquirir este desconto, tenho fiat siena que esta atrasado de 2009 a 2012 gostaria de legalizar este veiculo eu sou do rio de janeiro aguardo maior informação

tenho um siena 2010 e mesmo esta com o IPVA atrazado 2 anos, gostaria de saber como colocar em dia pagando a divida parcelando a mesma, como e onde,

Olá! Tenho uma dodge 1962 e estou com IPVA atrasado desde 2007, como faço para pagar?
Tenho direito a esse desconto? grata

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.