Grécia desiste do referendo, diz ministro das Finanças

A Grécia  desistiu de realizar o referendo, que poderia levar a zona do euro a uma crise pior, segundo disse, nesta sexta-feira (4), em comunicado, o ministro das Finanças Evangelos Venizelos.

A informação foi dada por telefone ao presidente do Eurogrupo Jean-Claude Juncker, ao comissário para Assuntos Econômicos e Monetários da UE, Olli Rehn e ao ministro das Finanças alemão Wolfgang Schaeuble.

“Venizelos informou aos seus interlocutores sobre a decisão de não realizar o referendo”, diz o comunicado.

Na quinta-feira, havia sido decidido que, no lugar do referendo, o Legislativo realizaria uma votação simbólica para confirmar o pacote de auxílio à economia grega. O acordo, fechado em 28 de outubro, prevê fortes ajustes nas contas gregas, assim como a redução de 50% da dívida do país junto a credores privados, fruto de uma longa negociação com os bancos.

O primeiro-ministro grego, George Papandreou, enfrenta nesta sexta-feira (4) o que analistas consideram o mais importante desafio de sua carreira política, em meio à crise causada pelo dilema entre aceitar a ajuda financeira da União Europeia e concordar em implementar as amargas medidas de austeridade que são uma pré-condição.

Na noite desta sexta-feira, o Parlamento grego vota uma moção de confiança que pode acabar derrubando o governo de Papandreou, abalado pelas reações negativas à proposta de referendo popular para decidir o assunto.

O ministro das Finanças Evangelos Venizelos, do mesmo partido do primeiro-ministro, por sua vez, estaria costurando um acordo para que Papandreou receba o voto de confiança do Parlamento e deixe o cargo como forma de “salvar o partido”.

O partido do governo, Posak, controla apenas uma ligeira maioria de 152 cadeiras em um total de 300, e na quinta-feira diversos deputados da legenda haviam indicado que poderiam votar contra o governo.

Entretanto, pelo menos uma deputada que havia ameaçado votar contra o governo, Elena Panaritis, voltou atrás depois que Papandreou retrocedeu na ideia de realizar o referendo, reforçando as incertezas em relação ao futuro político do gabinete.

O anúncio foi interpretado pelos mercados como sinal de que a Grécia pode aceitar a ajuda europeia e continuar na zona do euro.

Fonte: BBC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.