Mais de um bilhão de veículos destruindo o nosso planeta

Deputado Federal Gonzaga Patriota

No artigo que escrevi na última terça dia 11, fiz referência aos acidentes causados por mais de um bilhão de veículos em circulação em todo o planeta. Na verdade, a presença do automóvel está tão arraigada no nosso cotidiano, que os que ousam questionar seu impacto nocivo em relação aos acidentes e a emissão de gás carbônico na atmosfera, são prontamente acusados de viverem fora da realidade, de serem contrários ao progresso ou, de se constituírem em “inimigos das liberdades individuais”.

Todos sabem que as mortes por acidentes de trânsito são a segunda causa no mundo, sabem, também, que o planeta está sendo destruído pela emissão de gás carbônico, pelo desperdício de recursos naturais, por ceifar a vida de milhões de pessoas e por subtrair imensa área de terra produtiva, em função da exorbitante quantidade de automóveis em circulação. Não se vê nos planejamentos dos países desenvolvidos ou em desenvolvimento, políticas para o transporte público de massa, sobre trilhos, o que esses e outros países fazem é fabricar mais 70 milhões de veículos todos os anos, oferecendo entre 500 a 800 carros por cada mil habitantes. Aqui no Brasil, só em um dia, no mês de agosto passado, foram fabricados 21 mil automóveis e, já distribuídos para se somarem aos quase 40 milhões em circulação por nossas péssimas rodovias, ruas e avenidas, poluindo o ambiente e matando gente. Pesquisas mostram que mais da metade das UTIs, no Brasil, estão ocupadas com pessoas vítimas da imprudência no trânsito, principalmente, motociclistas que causam os mais diversos acidentes.

Não se importam os administradores públicos, também, pelos enormes e caríssimos espaços reservados para circulação e guarda desses veículos. Estradas, garagens e estacionamentos que correspondem à metade das áreas das cidades do planeta e a custos exorbitantes, além do combustível desperdiçado para transportar 1,2 pessoas por veículo, quando, em um trem ou metrô, são centenas de pessoas transportadas com mais segurança, menos acidentes e poluição quase zero.

Em escala mundial, os carros emitem aproximadamente dois bilhões de toneladas/ano de CO2 na atmosfera, grande responsável pelas mudanças climáticas e causador de mais doenças, destruição e mortes.

Além desses alarmantes números sobre os efeitos maléficos das emissões de gás carbônico, outros não menores e não menos assustadores são os acidentes automobilísticos que matam 1,3 milhões de pessoas e deixam aproximadamente 40 milhões feridos e mutilados, todos os anos, no planeta.

Todos esses dados evidenciam a irracionalidade humana ao incentivar, através de campanhas publicitárias, apoiadas em linhas de crédito, na manipulação de apelos emocionais, a utilização massiva do automóvel individual, em detrimento da de um transporte coletivo de qualidade e da presença da vida no planeta. É urgente nos conscientizarmos de que a produção desse tipo de transporte tem que decrescer. Não devemos permitir que o automóvel contribua ainda mais com a destruição do nosso planeta.

GONZAGA PATRIOTA, Contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista, pós graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil, pela Universidade Federal da Argentina.

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.