Missa celebra 80 anos do Cristo Redentor

Uma missa celebrada pelo arcebispo do Rio Dom Orani João Tempesta nesta quarta-feira (12) deu início às comemorações pelos 80 anos de um dos principais cartões-postais e símbolo de fé do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor.

Antes do início da missa, Dom Orani afirmou que a imagem do Cristo Redentor é um sinal para toda a humanidade de que “o mundo pode vencer as barreiras e viver melhor”.

“Essa comemoração dos 80 anos do Cristo Redentor representa que nós catolicos fomos chamados a conclamar as pessoas que Cristo é o Senhor. Aquilo que Ele nos ensinou é para todas as pessoas. Ensinou o amor ao próximo, o fazer o bem às pessoas, conviver na paz, acho que o mundo necessita disso, de pessoas que saibam respeitar-se mutuamente, então é uma mensagem universal. E aqui representa bem isso, é um monumento dos católicos mas tem uma dimensão universal”, disse ele.

Também nesta quarta, a Arquidiocese do Rio inaugurou um busto em homenagem a Heitor da Silva Costa, reconhecido pela Prefeitura do Rio como autor do projeto e responsável pela obra.

Na noite de terça (11), uma vigília também foi realizada no local por cerca de 50 jovens, junto de outra missa, esta celebrada pelo bispo Dom Antonio Augusto. “Eu vim com o santíssimo sacramento para fora da capela, dei uma benção sobre a cidade e sobre toda a juventude carioca”, destacou.

Em 2007, o Cristo Redentor foi considerado uma das sete novas maravilhas do mundo moderno, através de uma votação realizada pela internet, organizada pela New 7 Wonders Foundation. Ao todo, 21 monumentos de diversos países participaram da eleição.

Polêmicas em oito décadas
De acordo com a administração do Cristo Redentor, a ideia da construção da estátua começou em 1921. Cinco anos depois começaram as obras de edificação do monumento, inaugurado em 12 de outubro de 1931. O projeto vencedor foi do engenheiro Heitor da Costa Silva, o desenho final do monumento é do artista plástico Carlos Oswald, e a execução da escultura ficou a cargo do francês Paul Landowski.

Ao longo das oito décadas, o principal símbolo do Rio de Janeiro ainda desperta polêmica dos herdeiros dos envolvidos na construção do cartão postal. Parentes de Landowski alegam que ele é o autor da obra, enquanto a família do engenheiro Costa o aponta como idealizador do projeto. A Arquidiocese do Rio é a detentora dos direitos de imagem da obra.

O Cristo Redentor passou por diversas obras de revitalização. Em 2002, o acesso ao monumento foi facilitado com a construção de elevadores panorâmicos e escadas rolantes. Antes, os turistas tinham que enfrentar 220 degraus para chegar até os pés da imagem, que foi erguida a 710 metros do nível do mar.

Em 2009, o Cristo Redentor foi tombado definitivamente como patrimônio nacional. O anúncio foi publicado em 3 de dezembro no Diário Oficial, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Nesta terça-feira (11), foi publicado um decreto municipal que também determina o tombamento do Cristo. Segundo a prefeitura do Rio, a medida visa preservar o monumento.

Celebridades internacionais
Em março deste ano, durante visita ao Rio, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua família foram conferir o monumento à noite. Na ocasião, eles contemplaram a estátua em silêncio e foram até o mirante olhar a cidade do alto.

Durante a estadia na cidade por conta do Rock in Rio, a caribenha Rihanna também visitou o Cristo Redentor. A lista de celebridades internacionais que já foram ao local é extensa e inclui nomes como os Jonas Brothers, Jim Carrey, Beyoncé, Hugh Jackman, Miley Cirus, John Travolta, entre outros.

Veja a programação especial dos 80 anos do Cristo Redentor

Show da Paz – Aterro do Flamengo
18h às 22h – A produção pede que o público compareça ao show vestido de branco e leve celulares e isqueiros, para serem acendidos durante a celebração. O registro do show será lançado em DVD e CD. No repertório estão as canções Ave-Maria, Jesus Cristo, Samba de Verão, entre outras composições.

Estão confirmadas as presenças de Alexandre Pires, Almir Guineto, Arlindo Cruz, Beth Carvalho, BossaCucaNova, Buchecha & DJ Marlboro, Casuarina, Davi Moraes & Thaís Gulin, DJ Man & Rodrigo Sha, Eduardo Dussek, Elba Ramalho, Eliana Brito & Dunga, Fernanda Abreu, Jorge Aragão, Leila Pinheiro, Marcos Valle, Miúcha, Pe. Omar, Roberto Menescal, Sandy, Sombrinha, Tiago Abravanel e Zeca Pagodinho – e ainda as escolas de samba Beija-Flor e Mangueira, a jazzista americana Stacey Kent e um ballet de 20 bailarinos coreografado por Caio Nunes.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.