No mês das crianças, médicos alertam para saúde do coração

Abusar de alimentos com baixo valor nutritivo e alto valor calórico (junk food) e ser sedentário  são hábitos freqüentes na infância. Até mesmo fumar e consumir bebidas alcoólicas são atitudes típicas da adolescência, mas que terão reflexo na saúde para o resto da vida do indivíduo. Estes fatores estão associados ao desenvolvimento da maioria das doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares e diabetes, que lideram as causas de óbito na vida adulta no país e no mundo.

A Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE), realizada em 2009, mostrou que entre adolescentes de 9ª série do ensino fundamental nas 27 capitais do país, 43,1% dos alunos eram suficientemente ativos, mas, no entanto, 79,5% gastam mais de duas horas por dia em frente à televisão. O sobrepeso atingiu 16% e a prevalência de obesidade foi de 7,2% para o conjunto das capitais.
Não bastasse os números da pesquisa, o cotidiano nos consultórios de pediatras mostra que a doenças como obesidade e hipertensão arterial estão aparecendo na fase inicial da vida. É o que observa Kelly Rosana de Oliveira, especialista em Cardiologia Pediátrica do Grupo Unicordis. “Percebemos que existe grande desconhecimento por parte da população em relação à hipertensão arterial (pressão alta) na infância. Nos últimos anos, chama a atenção o aumento da hipertensão entre as crianças, principalmente em idade escolar, por conta do estilo de vida inadequado, com muita gordura e sal na alimentação e pouca ou nenhuma atividade física”, revela.  Segundo a especialista, nas crianças maiores, os fatores genéticos e ambientais, devem também ser avaliados. A agenda atribulada também é um dos motivos do aumento do distúrbio na infância e na adolescência. “Já percebemos casos de hipertensão por fatores psicológicos como ansiedade e estresse, bastante comum entre crianças com atividades extracurriculares em demasia e jovens que vão prestar vestibular” alerta Kelly Rosana para os pais com filhos com uma agenda sobrecarregada.

INFARTO – Uma alimentação balanceada, com menos gordura, menos sal, menos calorias e mais fibras alimentares, associada à prática de exercícios físicos, devem fazer parte de uma condição natural e habitual, principalmente na infância. A dieta possui papel fundamental para a redução das taxas elevadas de colesterol e triglicerídeos, e deve ser orientada por profissional capacitado, mas de forma geral deve ser pobre em gorduras. É importante lembrar que o processo de formação da Doença Aterosclerótica (DAC – que leva ao infarto) se inicia na infância, portanto a orientação dietética aos pais e suas crianças é um importante passo na prevenção da DAC no futuro.

PREVENÇÃO – Mais uma vez a prevenção é a melhor atitude.  “A cada dia aumenta o número de pais que levam seus filhos para avaliação cardiológica, isso é fruto de melhor acesso a informação,  da preocupação das demais especialidades médicas, como os pediatras e  cirurgiões, das academias e escolas que solicitam uma avaliação antes de iniciar atividade física”, explica a cardiopediatra do Grupo Unicordis. A visita precoce ao consultório de cardiopediatria pode ajudar no diagnóstico de problemas do coração do individuo. “No Brasil, as malformações congênitas constituem a segunda causa de mortalidade infantil, determinando 11,2% destas mortes, muitas delas evitadas, caso tivesse sido feito diagnóstico e tratamento precocemente” lamenta a médica.
“Só a mudança no estilo de vida resolve 95% dos casos de hipertensão infantil idiopática, ou seja, sem causa determinada. Incluir atividade física no dia-a-dia e alimentos saudáveis, além de retirar o excesso de sal nas refeições, é o primeiro passo para manter a pressão arterial no nível adequado”, recomenda Kelly Rosana. “As crianças devem ser incentivadas a apreciar a atividade esportiva, associando-a a diversão. Por isso, as atividades físicas recomendadas são aquelas praticadas em grupo: futebol, natação, vôlei, basquete e jogos recreativos que necessitem da movimentação corporal (pega-pega, esconde-esconde, etc).” conclui. Outra recomendação importante é para pais hipertensos, onde é maior a probabilidade do filho desenvolver o problema no futuro. Nestas famílias, o acompanhamento dos níveis de pressão arterial da criança deve começar logo cedo.

Fonte: Assessoria de Imprensa/SL Comunicação e Marketing/Ana Menezes

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.