Número de divórcios cresce em Caruaru (PE) após mudanças na lei

Desde 2007, a burocracia para quem quer se separar diminuiu no Brasil. Agora, não é mais necessário entrar na Justiça – tudo pode ser resolvido nos cartórios de notas. Uma emenda constitucional feita no ano passado simplificou ainda mais esse processo. Em Caruaru, no Agreste pernambucano, o número de separações oficiais aumentou quase o dobro depois das alterações na lei.

Os dados mostram que entre julho de 2010 até o mesmo período deste ano, foram registrados em Caruaru 228 divórcios consensuais (quando há acordo entre o casal) e 312 divórcios litigiosos, ou seja, quando uma das partes não aceita a separação. De julho de 2009 a julho de 2010, houve bem menos divórcios: 179 consensuais e 109 litigiosos.

A comerciante Laurisvânia Marques é uma das beneficiadas com a agilidade que a emenda proporcionou. No mês passado, ela se divorciou do marido, após 12 anos de casamento. “Só levou 40 dias depois que eu dei entrada. Foi rapidinho, não teve problema nenhum”, conta.

Segundo o juiz da Vara da Família, José Arnaldo de Vasconcelos, a emenda constitucional permite que as pessoas casadas se divorciem independentemente do tempo de casados. “Se elas se casarem hoje, podem se divorciar no dia seguinte. Observando que o divórcio pode se dar tanto no Poder Judiciário quanto nos cartórios, desde que, no cartório, seja amigável e não haja interesse de filhos menores ou incapazes”, explica.

Capital
O número de casais que se separaram após as mudanças na lei aumentou também no Recife. De acordo com o juiz da 1º Vara de Família da Capital, Clicério Bezerra e Silva, não há dados estatísticos que comprovem esse crescimento, mas é notório que a facilidade levou mais casais aos cartórios da cidade.

“Esse aumento deve-se a três fatores. Uma delas é a difusão maior da possibilidade de fazer divórcio extrajudicial nos cartórios de notas. Outra é a emenda de 2010, que aboliu a separação judicial. E também porque extinguiu o prazo que era necessário para dar entrada no divórcio, que era de dois anos de separação de fato”, destaca.

Clicério Bezerra afirma que, no Recife, o número de divórcios consensuais é maior que os litigiosos. “Nos cartórios é um requisito que seja consensual, então não tem o que falar. Mas na Justiça nós percebemos que há um número maior de consensuais do que de litigiosos”, diz.

Emenda do ‘desamor’
Apesar destas mudanças, o juiz Clicério Bezerra lembra que, quem está na dúvida e ainda não  se sente seguro para realizar o divórcio, pode optar pela separação, ou seja, pode “dar um tempo”. Para ele, a lei facilitou a vida dos casais que estão decididos a se separar e querem formalizar o ato.

“Essa emenda é muito polêmica. Alguns diziam até que era a emenda do ‘desamor’. Mas a gente vê o contrário. É que as pessoas agora estão formalizando mais a situação, quando não existe mais o vínculo amoroso. O divórcio não acontece por força da lei. Eu acho que o que causa a ruptura da união conjugal é a falta de afeto entre o casal e não uma lei”, conclui o juiz.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.