Obras de acesso à Cidade da Copa começaram três meses antes do previsto

Com 6,3 km de extensão, a obra mais estratégica do PAC-Copa, o corredor exclusivo de TRO (Transporte Rápido de Ônibus) Ramal Cidade da Copa, teve neste sábado (01/10) o início das suas obras de implantação. O governador Eduardo Campos foi ao munícipio de São Lourenço da Mata, onde está sendo erguida a Arena da Copa, e assinou a Ordem de Serviço 90 dias antes do prazo estabelecido com o governo federal.

“Estamos antecipando o calendário. Nós tínhamos um compromisso acordado com a presidenta Dilma de ter o começo dessa obra até dezembro”, afirmou Eduardo. Ainda fazem parte das intervenções de mobilidade urbana para o mundial de 2014 a construção de outros dois corredores exclusivos de ônibus (Norte-Sul e Leste-Oeste) e o terminal integrado de metrô Cosme e Damião. “Essas outras três ordens de serviço daremos ainda em outubro”, garantiu o governador.

O Ramal da Cidade da Copa possui vai da Avenida Dr. Belmino Correia, em Camaragibe, e segue paralelo à linha do metrô e do Terminal Integrado de Camaragibe. Ele passa ainda pelo Rio Capibaribe cruzando a Cidade da Copa, até chegar à BR-408. A conclusão do Ramal está prevista para o final do ano que vem e o investimento total é de R$ 131 milhões com recursos do PAC-Copa (R$ 99 milhões) e do Governo do Estado (R$ 32 milhões).

Pernambuco está muito bem posicionado no ranking nacional no que diz respeito aos prazos da FIFA para a Copa de 2014. Devido à celeridade das obras no estado, Eduardo demonstrou-se confiante quanto à escolha de Pernambuco para sediar a Copa das Confederações, que acontece um ano antes do mundial. “Ao escolher o sábado para o início dessa intervenção, o governador mostra o senso de urgência para com a estruturação de Pernambuco para o mundial e para a Copa das Confederações”, disse o secretário das Cidades, Danilo Cabral.

Pioneirismo
Pela primeira vez no estado, os concessionários de transporte público vão poder contar com uma lei que estabelece diretrizes na licitação das linhas de ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife (RMR). Durante o evento realizado na Cidade da Copa, o governador assinou o projeto de lei (PL), que cria critérios de reajuste tarifário e regulamenta a remuneração dos concessionários.  

Para entrar em vigor, o PL depende da apreciação das câmaras de veradores do Recife e Olinda, além da Assembleia Legislativa de Pernambuco. “Nós fizemos a aposta no transporte público de passageiros. O nosso objetivo é dar segurança jurídica ao empreendedor para ele prestar o serviço com mais qualidade e de mais conforto à população, mas sobretudo  baixar as tarifas das passagens ”, cravou Eduardo.

Fonte: Blog da Folha

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

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