Oeste Baiano

Mais de quinhentos anos do descobrimento das terras à esquerda do rio São Francisco – o Oeste Baiano é hoje o mais próspero e cobiçado da região nordeste. Pejorativamente denominado por alguns baianos do litoral, como o “além São Francisco”, essa maravilhosa região que tanto ajudou na economia da Bahia, ficou durante quatrocentos anos praticamente isolada do Estado pelo rio da Integração Nacional.

Somente no século passado é que foram construídas as pontes de Bom Jesus da Lapa e de Ibotirama, interligando a Bahia ao futuro Estado do Rio São Francisco. Esse futuro Estado conta com 35 municípios, mais de um milhão de habitantes, renda perca pita igual a do Estado de Tocantins, maior produtora de soja e de milho do nordeste e, com duas maravilhosas cidades que encantam todo o país.

Barreiras e Luiz Eduardo Magalhães. 15 agências bancárias, quase dois bilhões de PIB, o maior parque industrial da região, agroindústrias e, ambas se preparando para sediar a Capital do futuro Estado do Rio São Francisco, cujo projeto tramita na Câmara dos Deputados.

Gonzaga Patriota.

 

ALÉM SÃO FRANCISCO – OESTE DA BAHIA.
ESTA REGIÃO QUE TEM CRESCIDO BASTANTE, PRINCIPALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO SETOR AGRICOLA ME PREOCUPA MUITO POIS GERALMENTE OS GRANDES POLOS AGROPECUÁRIOS NÃO TEM MUITO COMPROMISSO COM A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL….POR EXEMPLO O CERRADO DA BAHIA POSSUEM MUITAS FONTES DE AGUAS QUE ABASTECEM A BACIA HIDROGRAFICA DO SÃO FRANCISCO…E CONSEQUENTE SOFRERÁ OS DANOS CAUSADOS PELOS PRODUTORES, QUE FINANCIADOS COM RECURSOS OFICIAIS PROMOVEM O EXODO RURAL E PREJUIZOS AS NASCENTES DE ÁGUAS.
QUANTO AO DESMEMBRAMENTO DO ESTADO DA BAHIA …JA DEVIA TER OCORRIDO A MUITO TEMPO…POIS OS GOVERNANTES SOMENTE OLHAM PARA A REGIÃO PROXIMA A CAPITAL E SOMENTE LUCRAM OS IMPOSTOS GERADO PELA REGIÃO DO OESTE BAIANO,QUE DESPREZADO E ESQUECIDO CONTINUA GERANDO VOTOS PARA OS GOVERNOS…UM EXEMPLO TEM UM TRECHO DE SANTA MARIA DA VITORA PARA BOM JESUS DA LAPA, QUE PASSOU MUITO TEMPO SEM ASFALTO E A POPULAÇÃO CLAMANDO E SOMENTE FOI ASFALTADO DEPOIS QUE PASSOU PARA A ÁREA FEDERAL…..”COMO DIZ UM CONHECIDO NOSSO …ISTO É UMA VERGONHA”………..

A emancipação político-administartiva do Oeste Baiano vai inclusive ajudar nessa parte de desobediência de alguns sanfranciscanos ao meio ambiente.
Esse processo já deveria está pronto, não fossem os Deputados da BA que desejam continuar contando com os votos dessa sofrida gente do Oeste da Bahia, que hoje conta com o Deputado defensor da sua emancipação, Oziel Oliveira. Pau nos Deputados do lado direito do Rio São Francisco nas próximas eleições.
Parabéns ao Deputado Gonzaga Patriota, de Pernambuco, que não conseguindo reanexar essa terra ao seu estado, está lutando por sua emencipação.
JOSÉ JOÃO DA SILVA

Eu acho uma inresponsabilidade de colocar Luis Eduardo como capital. LEM nasceu de Barreiras e não é justo para o povo barreirense perder o titulo de capital para LEM. Barreiras está no ponto estrategico, quaze no centro do novo estado e LEM ja ta na fronteira com outro estado. Barreiras é a Melhor opção para ser a capital, pesquizem no wikipédia sobre o novo estado até lá aponta Barreiras como a melhor e maior cidade para ser capital.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.