Patriota discursa em plenário sobre a Semana Nacional de Trânsito

O Deputado federal Gonzaga Patriota usou a tribuna da Câmara dos Deputados para falar de um tema que aflige a sociedade brasileira: as tragédias no trânsito. “Quem de nós não tem no seu convívio familiar ou no seu círculo de amizades, a lembrança de uma pessoa querida que perdeu a vida devido a um atropelamento, uma colisão de veículos, acidente com motocicleta, bicicleta ou noutra situação em nossas cidades e rodovias? “, disse o parlamentar socialista.

É por esta razão que o Código de Trânsito Brasileiro estabelece que de 18 a 25 de setembro, todos os anos, devemos debater esta problemática da sociedade moderna.

“Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas” foi o tema da Semana Nacional de Trânsito de 2011. Paralelamente à Semana Nacional do Trânsito, dia 22 de setembro também foi celebrado o Dia Mundial sem Carro. A ação que visa conscientizar os cidadãos para os possíveis prejuízos de uso excessivo de carros e motos em detrimento de meios que possam promover a sustentabilidade.

Segundo Patriota, em pronunciamento durante a Comissão Geral, que a Câmara realizou no último dia 20 de setembro, para discutir o financiamento da saúde, o Senhor Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse claramente: “Quero chamar a atenção da Casa para um grave problema da saúde pública que hoje impacta fortemente no Sistema Único de Saúde e nos nossos serviços de assistência à saúde. O Brasil vive hoje uma verdadeira epidemia de acidentes de trânsito”.

De acordo com Ministro, os acidentes de trânsito são, talvez, o principal impacto na urgência e emergência do nosso país hoje. “Cada um, se for ao pronto-socorro, vai ver que 30%, 35% dos pacientes do pronto-socorro, em geral, hoje, são vítimas de acidente de trânsito. Quarenta por cento das nossas UTIs estão ocupadas por vítima de acidente de trânsito. Os conjuntos de centros de reabilitação para pessoas com deficiência são cada vez mais demandados por vítimas de acidente de trânsito. Quero mostrar um outro dado que indica que 50% dos acidentes de trânsito hoje no Brasil são causados por motocicletas, 50%, metade dos acidentes de trânsito. Dos 30% que estão nos prontos-socorros, a metade, certamente, foi causado por motocicletas. Dos 40% na UTI, pelo menos metade foi causado por motocicletas. Quando junta motocicleta e bicicleta dá quase 60%. As motocicletas no nosso País estão quase virando uma arma de morte”, concluiu o Ministro Padilha, mostrando a gravidade do assunto que me leva à esta tribuna.

“Em 1994, no governo do saudoso Presidente Itamar Franco, tive a honra de ser o seu Secretário Nacional de Trânsito e responsável pela elaboração do Código de Trânsito Brasileiro em vigor. Na época, no Brasil tinha 12 milhões de veículos e menos de um milhão de motocicletas em circulação. Hoje, no mundo, existem mais de um bilhão de veículos em circulação. No Brasil, são mais de 35 milhões de veículos e quase sete milhões de motos transitando nas mesmas estradas e num pouco mais das ruas que existiam na época, há 17 anos”, afirmou Patriota.

Por ter sido o responsável pela Lei do trânsito em nosso país, o parlamentar relatou: “Sou procurado quase que diariamente por usuários de veículos, que reclamam excesso da fiscalização de trânsito, tanto nas cidades, quanto nas rodovias brasileiras. A essas pessoas ofereço algumas dicas para não passarem por esses problemas. Primeiro que pesquisem quantas pessoas morriam, por ano, até 1994, quando a nossa frota de veículos e motocicletas era de apenas 13 milhões de carros e motos. 50 mil vítimas fatais, o correspondente a quatro pessoas por cada mil veículos eram assassinadas no trânsito do país, além de outras quase duzentas mil pessoas acidentadas, feridas, mutiladas e até incapacitadas para o resto da vida.

Hoje com essa frota quadruplicada, mais de 40 milhões de carros e motocicletas circulando nas ruas e nas estradas, registramos em 2010, 32 mil pessoas mortas em acidentes de veículos, isto é: uma pessoa morta em acidente de trânsito, por menos de mil veículos em circulação. Uma redução extraordinária, 400%, nesse período. Mas precisamos reduzir ainda mais.

Quais os conselhos deste educador de trânsito a quem está no volante: conduza seus documentos e do veículo, em dia. Revise o veículo nas datas previstas e verifique se os equipamentos de uso estão presentes. Coloque o cinto de segurança e exija que os demais ocupantes o façam também. Respeite a sinalização. Crianças só no banco traseiro. Não permita excesso de passageiros. Não ponha o braço para fora do veículo. Não beba. Não jogue cigarro ou qualquer outro objeto pela janela. Não utilize o celular dirigindo. Não fume ao volante. Dê preferência ao pedestre na faixa. A sua velocidade deve ser a indicada para cada trecho a percorrer. Não ultrapasse quando a faixa for contínua. Se estiver em motocicleta, use os equipamentos obrigatórios, como: capacete, viseira fechada, botas, luvas e exija o mesmo do garupa. Assim, você não será multado nem terá o seu veículo apreendido.

A embriaguez ao volante é uma das principais causas de acidentes e mortes no trânsito brasileiro. O álcool atua diretamente sobre o sistema nervoso central, diminuindo sensivelmente a capacidade de reação nas adversidades surgidas durante o percurso.

A chamada Lei Seca aprovada pelo Congresso Nacional, que exige grau zero de teor alcoólico para o motorista, também não está inibindo quem dirige embriagado, porque os governos federal e estaduais, não dispõem de agentes para fiscalizarem o trânsito brasileiro. Ou se reforça as fiscalizações de trânsito com mais policiais, para retirar dos volantes, motoristas que dirigem embriagados, ou jamais vai se resolver esse grave problema.

O Departamento de Polícia Rodoviária Federal necessita de equipamentos incrementados e, no mínimo, admitir mais dez mil novos policiais rodoviários federais, para coibir tais abusos nas rodovias federais. Os Detrans do país inteiro, da mesma forma, carecem de mais gente, bem como, equipamentos atualizados, além de engenharia de trânsito.

“Cabe a todos que dirigem fazer a sua parte, para diminuir tais acidentes, ao contrário, mais de 30 mil pessoas, todos os anos, vão continuar morrendo em acidente de trânsito, no país”, concluiu Gonzaga Patriota.

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

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