Petrolina 116 anos aproximando e integrando gerações

Deputado Federal Gonzaga Patriota

Neste dia 21 de setembro, o município e o povo de Petrolina comemoram os 116 anos de sua emancipação política. Historicamente, a região onde está localizado o município de Petrolina, era chamada, no século XIX, de passagem de Juazeiro, por ser o ponto onde passavam viajantes do norte do país com destino à Bahia e aos Estados do Sul.

 Em 1840, a localidade passou a ser sede de um pequeno núcleo de moradores. A partir da Lei nº 530 de 07 de julho de 1862, o povoado foi elevado à categoria de vila, recebendo o nome de Petrolina, uma homenagem ao Imperador Dom Pedro II e a sua esposa Dona Leopoldina.

 Somente em abril de 1893, Petrolina foi declarado município autônomo e em julho de 1895, através da Lei nº 130, foi elevado à categoria de cidade, sendo oficialmente instalada em 21 de setembro do mesmo ano.

A bela Petrolina, em pleno Sertão Pernambucano é banhada pelo Rio São Francisco que faz divisa com Juazeiro da Bahia. A cidade tem uma orla urbana bem estruturada e uma tradição no artesanato com a fabricação de carrancas. A maior representante desse artesanato foi Ana das Carrancas, que faleceu no ano de 2008, com um acervo diversificado de peças em barro e de madeira.

No meio do Velho Chico, ilhas enfeitam a paisagem. A Ilha do Rodeadouro tem areias finas e douradas, diversas barracas, com som ao vivo nos finais de semana, e o tradicional peixe ribeirinho, o surubim, feito na brasa. O local é o ponto de encontro de petrolinenses e juazeirenses.

Em Petrolina, está localizado o maior complexo gastronômico ao ar livre da América Latina, quando o assunto é carne de bode. No Bodódromo, como é conhecido o espaço, os turistas podem apreciar o principal prato típico da região: o bode assado. Com mais de 10 restaurantes, o local, situado na Av. São Francisco, ainda dispõe de área para shows musicais, quiosques e lanchonetes.

Entre suas principais atividades econômicas, estão à agroindústria, a vinicultura, a fruticultura, com maior potencialidade de desenvolvimento para agroindústria, agricultura e artesanato. Seus principais produtos são: o arroz, feijão, melão, tomate, manga, mamona, mamão, cebola, melancia, milho, banana, uva, goiaba e limão.

Petrolina tem uma vocação natural para o desenvolvimento. Por isso, essa querida cidade tem se notabilizado como uma das melhores cidades do Sertão. Por suas características agrícolas é considerada uma das mais desenvolvidas e que apresentam um maior crescimento nos últimos tempos.

O desenvolvimento e o dinamismo do município de Petrolina é o resultado da expansão da fruticultura irrigada, associada ao efeito renda que promoveu a expansão de outras atividades econômicas, particularmente o comércio e os serviços de qualidade, complementados pela formação do centro universitário de referencial regional. Nas ultimas décadas Petrolina tornou-se pólo econômico e de serviços de qualidade no sertão nordestino, principalmente no alto sertão do São Francisco.

Mas o desenvolvimento de Petrolina não é apenas na área da fruticultura irrigada, o município também é um grande produtor pecuário, tendo o terceiro maior rebanho ovino e caprino do estado de Pernambuco.

Petrolina e sua gente não são apenas uma cidade e uma comunidade desenvolvidas, são exemplos de fraternidade, amor, compromisso e de integração para com as pessoas que como eu e tantos outros pernambucanos, baianos, piauienses, cearenses, paraibanos, nordestinos, nortistas, sulistas e estrangeiros,  lá chegam para trabalhar, viver, ensinar e aprender.

Petrolina é tudo isso e muito mais.

Parabéns Petrolina pelos seus 116 anos de existência, sempre acolhendo com tanto amor seus filhos natos e naturalizados.

GONZAGA PATRIOTA, Contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista, Pós-Graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil, pela Universidade Federal da Argentina.

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/-PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.