Plamevasf promove intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores de todo o país

O III Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco (Plamevasf) será concluído neste sábado (15), no Complexo Multieventos do campus Juazeiro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A programação contempla minicursos, palestras e a apresentação de trabalhos científicos de diversas instituições de ensino e institutos de pesquisa, entre os quais UFPE, UFPI, UFRJ, Fiocruz e Embrapa Semiárido. Neste ano, o evento apresenta 135 trabalhos, mais que o dobro da edição anterior. Segundo o coordenador do simpósio, professor Jackson Guedes, o avanço nos números se deve ao aumento dos estudos que vem sendo desenvolvidos por universidades de todo o país, que analisam o uso de plantas medicinais em suas regiões e buscam comprovar os seus efeitos terapêuticos.

Ainda de acordo com professor Jackson, o simpósio proporciona a troca de experiências entre pesquisadores de diversas regiões, e resulta no aprimoramento nos estudos desenvolvidos pela Univasf. “Podemos ver que a pesquisa feita hoje na instituição é semelhante ao que é feito nas grandes universidades do país. Isso mostra que estamos no caminho certo na geração de conhecimento a respeito das plantas medicinais”, afirma. Para a professora de Farmacologia, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Maria Teresa Lima-Landman, eventos como o Plamevasf contribuem para a realização de estudos em novas plantas e conhecimento de novas atividades de plantas já conhecidas. Ela destaca também que, através de colaborações, os pesquisadores aprofundam seus estudos. “O simpósio proporciona desenvolvimento para a própria região, ao trazer pessoas de outros lugares”, completa.

Para o bolsista de iniciação científica e membro do Núcleo de Pesquisas em Plantas Medicinais da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Marco Philipe Ponte, os estudos realizados têm como objetivo a validação do conhecimento popular. “Se a população utiliza determinada planta para determinado fim, é porque provavelmente ela exerce algum efeito”, afirma. Marco. Ele expôs um trabalho que analisa a atividade antifúngica da mamica-de-cadela (zanthoxylum rhoifolium lam), e comprova que ela pode ser utilizada no tratamento de algumas micoses e infecções.

O Plamevasf é realizado pela Univasf, através do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais (Neplame), vinculado ao Colegiado de Ciências Farmacêuticas. O evento conta com o patrocínio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e o apoio da Sociedade Brasileira de Farmacognosia, do Centro de Referência e Recuperação de Áreas Degradadas (Crad), do Herbário Vale do São Francisco (Hvasf), e da Insight Pesquisa e Ensino.

Fonte: Ascom Univasf

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.