Prédios antigos na avenida Boa Viagem estão na mira das construtoras

Reprodução / TV GloboNa avenida Boa Viagem, são raros os terrenos que ainda não foram ocupados por grandes edifícios. Os que existem são alvo da disputa entre as construtoras e motivo de preocupação de quem não quer mais arranha-céus no bairro. Um dos centros da polêmica é o prédio Caiçara. de dois andares, na praia do Pina. O edifício foi construído no início dos anos 40 e tem estilo neocolonial.

Dos seis apartamentos, cinco já foram comprados por uma construtora que pretende erguer no local uma torre de 30 andares. Um grupo de moradores do bairro se organizou para impedir a demolição. A intenção é que a prefeitura faça o tombamento do imóvel considerado por eles de interesse histórico. “Nossa preocupação de fato é com a cultura e com o esmagamento da avenida por edifícios de 30 andares que não tem nada a ver com a nossa arquitetura”, diz Nane Azevedo, arquiteta.

Outro local muito cobiçado pelas construtoras é o terreno onde fica o prédio Oceania, de dois andares, também na praia do Pina. A construção é dos anos 50 e ocupa uma área que seria suficiente para construção de duas grandes torres. A fachada ainda preserva os detalhes da decoração original feita com madeira. Dos vinte apartamentos do prédio, pelo menos três foram comprados por uma construtora. O movimento pela preservação quer que o tombamento seja feito o quanto antes. “É importante a gente ter a referência de como nasceu, o que foi, e como se formou. Então eu acho que isso é bem importante porque Boa Viagem, Pina, isso é a cultura”, defende Nelson Caldas Filho, roteirista.

O vice-presidente do Sindicato da Construção Civil, José Antônio Simon, não vê qualquer impedimento para que os prédios antigos dêem lugar às novas torres. “O nosso posicionamento é sempre pela legislação vigente. A hora que o imóvel não está caracterizado legalmente como preservação, eu acho que o mercado é soberano. É uma questão basicamente econômica. Não vamos transformar isso numa questão moral. O desafio imobiliário da avenida Boa Viagem é muito grande e por isso é que, basicamente, os prédios hoje são residenciais”, declarou José Antônio Simon.

O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Frederico Almeida, diz que a importância histórica dos prédios está mais ligada à cidade do Recife e, por isso, a preservação não depende do Iphan. Mas ele concorda que o sentimento dos moradores em relação aos imóveis é muito importante em qualquer processo de tombamento. “O Iphan como órgão de proteção do patrimônio cultural brasileiro não tem gerência sobre esses imóveis, mas lamento que isso possa acontecer porque ele é um exemplar da arquitetura recifense”, falou.
 
O presidente do Instituto Pelópidas Silveira, Milton Botler, que faz estudos para a prefeitura definir quais são os imóveis de interesse histórico, acredita em uma solução para preservar os dois prédios na praia do Pina. “Legalmente nunca foi estabelecido nem pela prefeitura, nem pelo Governo do Estado, nem por órgão federal, nenhum instrumento de proteção desse imóvel. É importante que haja manifestação da sociedade, que ela traga esse pleito para o Conselho Municipal de Cultura para que haja instrumentos de tombamento”, explicou.

Fonte: pe360graus.com

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Muitos imóveis estão na mira das construtoras, não somente na Avenida Boa Viagem, mas também nas Avenidas Conselheiro Aguiar e Domingos Ferreira. Já se ouve falar que Conjuntos residênciais como Amazonas na Av Dom. Ferreira, Conjunto Res. ABC na Cons. Aguiar, e Conjunto Pernambucano, estão na concorrência das construtoras, pois possuem terrenos imensos em áreas super valorizadas no bairro. Esses imóveis estão bastante valorizados visto que empreendimentos sutuosos se erguerão sobre suas ruinas.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.