Professor compara sistema nefrológico ao tratamento de água da cidade

O projeto Educação da TV Globo começa esta semana visitando uma central de tratamento de água da Compesa. O professor de Biologia Fernando Beltrãomostra que são muitas as semelhanças desse sistema com a forma como o corpo humano filtra o sangue. É papel dos rins retirar as impurezas do sangue, funcionando como uma espécie de filtro que livra o organismo das impurezas.

A estação do Alto do Céu submete a água que vem dos rios Utinga, Pitanga, Paratibe e Beberibe a cinco etapas de purificação. A primeira delas é a coagulação. “Aqui é chegada a água bruta, nós adicionamos um produto químico chamado sulfato de alumínio e, no decorrer desse canal, ocorre a coagulação da água. Coagulação é a mistura do produto químico com as partículas que existem na água bruta”, explica Roberto Mendonça, coordenador de produção da Compesa. As impurezas se coagulam, formando flocos.

Depois vem a floculação. Nesta etapa, a água é despejada em tanques para formação desses flocos de sujeira. Em seguida, é feita e decantação. “A formação de flocos que têm um peso e eles decantam, descem para o fundo e só a parte mais limpa é coletada nessas calhas de coleta”, demonstra Mendonça.  A quarta fase é a filtração, feita em comportas com filtros de gravidade que têm um leito filtrante composto por seixos e areia. Por fim, é feita a desinfecção, que deixa a água pronta para o consumo humano.

SISTEMA RENAL
“Do mesmo jeito que na cidade existe um sistema que, na cidade, trata, cuida do esgoto, da água, purifica e devolve para ser utilizada, essa água, o corpo da gente faz isso muito melhor. Os nossos rins recebem o sangue por uma artéria fininha, uma arteríola, o sangue é filtrado nos néfrons, por isso que o médico que cuida de rins é o nefrologista”, conta o professor de Biologia Fernando Beltrão. Ele ensina que os néfrons filtram o sangue e produzem a urina, que é o dejeto, o excreta jogado fora. O que é devolvido ao organismo é o sangue purificado. Depois da filtração feita pelos néfrons, ocorre a reabsorção do material que for útil. A excreção joga fora aquilo que não serve mais.

Quando os rins falham, são muitos os riscos para a saúde. “Podem ocorrer duas coisas: sair a urina, mas a qualidade de filtração não ser boa ou não ter urina”, afirma.  E quando a urina não sai, a pessoa não pode tomar muitos líquidos. Nesse caso é prescrita a diálise artificial, para substituir a tarefa tão importante dos rins. O Hospital das Clínicas, no Recife, é uma das unidades de referência no tratamento de doentes renais crônicos. Na hemodiálise, as máquinas assumem a função dos rins e fazem a filtragem do sangue.

A médica Lucila Valente é a chefe do serviço de Nefrologia do HC, setor que atende sessenta pacientes, em média, por mês. Lucila faz um alerta: é preocupante o crescimento do número de doentes renais crônicos no Brasil. “Os dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia mostram até 10% de aumento ao ano dos pacientes que necessitam de diálise. É preocupante porque pode não ter vagas nem profissionais de saúde suficientes para cuidar dessas pessoas”, afirma. Para ela, é preciso tomar cuidados antes que a doença apareça. Segundo Lucila, os grupos de risco são familiares de doentes renais crônicos, hipertensos e diabéticos.

Fonte: pe360graus.com

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.