Projeto da Childhood Brasil capacita jovens pernambucanos em Gastronomia e Hotelaria

Créditos da foto: Luiz Carlos - Visão Eventos

“Antes eu me sentia inseguro, mas hoje sei que estou preparado e capaz de entrar no mercado de trabalho e seguir em frente”, diz Steven Jinny, de 17 anos, aluno formado no curso de auxiliar de cozinha no município de Abreu e Lima, em Recife.

No dia 8 de setembro, ele comemorou com outros 200 alunos a sua formatura no Projeto de Inclusão Social com Capacitação Profissional de Jovens em Situação de Vulnerabilidade Social, uma iniciativa da Childhood Brasil em parceria com o Senac e apoio do Ministério do Turismo. Os alunos tiveram aulas de garçom, auxiliar de cozinha e camareira e cerca de 30% deles já estão contratados em empresas da área de Turismo.

Assim que completou os quatro meses de capacitação, a auxiliar de cozinha Daniela Cristina da Silva, de 18 anos, aluna do terceiro ano do ensino médio, começou a estagiar no restaurante Bistrô do Clube Internacional, em Recife. Moradora de Jaboatão dos Guararapes, ela leva duas horas e meia para chegar de ônibus ao trabalho, mas está contente, porque onde vive não há perspectivas de emprego. “Recomendo que todos os jovens façam este curso, porque é uma boa oportunidade de entrar no mercado de trabalho”, afirma. Daniela já conseguiu o primeiro passo para conquistar o seu sonho:
“Vou batalhar agora para fazer uma faculdade de gastronomia”.

O curso foi voltado para estudantes que vivem em regiões de grande vulnerabilidade social das cidades de Olinda, Abreu e Lima, Jaboatão dos Guararapes e Cabo do Santo Agostinho. Além de receberem 220 horas de aulas, os alunos tiveram 64 horas de palestras e oficinas sobre Direitos humanos, cidadania e outros temas importantes como empreendedorismo e prevenção à violência sexual de crianças e adolescentes. Eles também são informados dos benefícios e das diferenças desta carreira, como o trabalho noturno e em épocas de festividade.

São oferecidos ainda encontros e discussões com as famílias. “Temos na equipe psicólogo, assistente social e educadores para trabalhar também com os responsáveis desses estudantes, ir à casa deles quando estão faltando muito”, afirma Gorete Vasconcelos, Coordenadora de Programas da Childhood Brasil responsável pela execução do Projeto de Inclusão Social.

O apoio do avô, que o criou, foi fundamental para o garçom Samuel Argemiro, de 19 anos, terminar o curso e ser contratado pelo Hotel Eco Risorte Vila Galé, no Cabo de Santo Agostinho.“Ele frequentou as reuniões e me incentivou, é importante a família saber que o curso não é de brincadeira e realmente se preocupa com a gente”, afirma. Samuel diz que aprendeu muitas coisas que levará para toda a vida sobre direitos e deveres e como se portar em uma empresa. Ele afirma que trabalhar nesta área o está motivando a procurar cursos de outros idiomas e também um curso superior em Hotelaria.

“Aproximar as famílias é uma estratégia para motivar os alunos e fazer com que não desistam, mostrando que as pessoas dão atenção a eles”, diz Gorete Vasconcelos. Outra forma de incentivo é oferecer o transporte, o lanche e o material gratuitos. Depois de formados, o grupo ainda acompanha por um tempo os aprendizes para verificar o seu desenvolvimento no trabalho.
O Projeto de Inclusão Social com Capacitação Profissional de Jovens em Situação de Vulnerabilidade Social foi criado em 2009 e faz parte do Programa Pernambuco de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes – PPEVS, e hoje conta com o apoio de mais de 80 empresas, incluindo hotéis, bares, restaurantes e associações de turismo.

A Childhood Brasil também trabalha para que o trade de turismo de Pernambuco siga o Código de Conduta e Ética do Turismo do Estado e um Manual de Boas Práticas para prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes. Os hotéis não devem, por exemplo, aceitar a entrada de menores de idade desacompanhados ou sem a devida autorização dos pais ou responsáveis. Os funcionários recebem palestras, cursos e oficinas sobre o tema e são estimulados a denunciar as suspeitas de irregularidades. “Procuramos sensibilizar as empresas e mostrar que a exploração sexual infantil é um marketing negativo que afasta o turismo de negócios e familiar”, diz Gorete. “Além de não ser sustentável, o estabelecimento que permite este crime pode ser fechado”, afirma Gorete.

Sobre o PPEVS
O Programa Pernambuco de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes – PPEVS, iniciativa da Childhood Brasil em cooperação com o Governo Pernambucano e outros parceiros, objetiva contribuir para o desenvolvimento de ações e políticas públicas de prevenção a situações de violência sexual infantojuvenil. Hoje, além do Projeto de Inclusão Social com Capacitação Profissional de Jovens, o PPEVS compreende outros quatro projetos, baseados em metodologias bem sucedidas da Childhood Brasil: Laços de Proteção (formação continuada e monitoramento de ações de profissionais de educação, saúde, justiça e assistência social); Código de Conduta do Turismo (capacitação e articulação do trade turístico para a prevenção da exploração sexual); Na Mão Certa (enfrentamento à exploração nas rodovias) e CEPARVS (centro de estudos, pesquisas e atendimento à violência sexual infantojuvenil).

Fonte: Childhood

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.