Projeto teatral da Escola de Gente circula pelo nordeste em celebração aos 10 anos da organização

A partir desta terça-feira (20) até o final de outubro, o grupo Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade, projeto de arte e transformação social da ONG Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, dá início a uma turnê por cidades do Nordeste para apresentar o espetáculo Ninguém mais vai ser bonzinho, no formato de esquetes e com acessibilidade na comunicação, prevista em lei: Legenda, Libras, programas em braile e em letra ampliada e audiodescrição. Além de atendimento prioritário para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Com patrocínio da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), e apoio da Lei Rounet do Ministério da Cultura, o grupo vai a Recife e a Petrolina, em Pernambuco, passando também, por Salvador, Sobradinho e Paulo Afonso, na Bahia. Em outubro, uma nova rodada de espetáculos levará Os Inclusos e os Sisos para Teresina e Fortaleza. “Esta parceria é a junção de uma decisão empresarial e de uma experiência artística em prol da valorização da diferença e das singularidades das pessoas. Juntas são forças indutoras de um reconceituar de ideias e princípios que alimentam a crença de um ideal: a plena inclusão”, diz Manuel Aguiar, coordenador do Comitê de Acessibilidade e Inclusão da Chesf.

Todas as apresentações serão gratuitas e abertas ao público. A expectativa é de se atingir um público de mais de 1.400 pessoas diretamente nas 14 apresentações previstas no projeto. Ao final da circulação, a expectativa é que Os Inclusos e os Sisos tenham atingido a marca de 192 apresentações em todas as regiões do Brasil para um público de mais de 40.000 pessoas desde a criação do projeto pela Escola de Gente, em 2003, por iniciativa de Tatá Werneck, hoje VJ da MTV.

Claudia Werneck, fundadora da Escola de Gente e autora do livro Ninguém mais vai ser bonzinho, na sociedade inclusiva, inspirador da peça, acompanhará pessoalmente parte da turnê e dará palestras sobre o livro antes de cada apresentação nas cidades de Recife, Salvador, Fortaleza e Teresina. Além das palestras, Os Inclusos e os Sisos darão Oficinas de Teatro e Inclusão em algumas dessas localidades. O objetivo da Escola de Gente e da Chesf é mobilizar agentes culturais locais para que se apropriem do uso de recursos de acessibilidade em suas produções artísticas, especialidade da Escola de Gente, pela qual a organização vem sendo reconhecida e premiada.

A primeira apresentação dessa concorrida turnê no nordeste será no dia 20 de setembro, em Recife, em celebração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro.

Assim como o livro, a peça Ninguém mais vai ser bonzinho tem como tema central a urgência em se promover uma sociedade inclusiva, passando da fase de conscientização para a de ação. O livro foi publicado no ano de 1996 pela WVA Editora, especializada em inclusão, é vendida também em formatos acessíveis, e se tornou a primeira obra no Brasil a tratar do tema a partir da Resolução 45/91, assinada pela ONU em 1990. A Escola de Gente apresentou a Ninguém mais vai ser bonzinho pela primeira vez em 2007, com criação e direção de Diego Molina. Agora, em formato de esquetes, adaptada e dirigida por Marcos Nauer, o espetáculo ganha novas cores e ritmo – de forró. Com bom humor, as cenas vão revelando formas sutis de discriminação. Diego Molina e Marcos Nauer são um dos/as fundadores de Os Inclusos e os Sisos.

A turnê faz parte do início das celebrações pelos 10 anos da Escola de Gente. Na última década, a ONG vem trabalhando a favor da inclusão de grupos em situação de vulnerabilidade na sociedade, especialmente crianças, adolescentes e jovens com deficiência. Através de ações de Comunicação, Cultura e Educação, a Escola de Gente tem como objetivo democratizar o conceito e a prática da sociedade inclusiva. A organização incide em políticas públicas e integra o Conselho Nacional de Juventude, o Conselho Estadual de Juventude e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, entre outras redes.

Em Recife, serão quatro dias de apresentação, de 20 a 23 de setembro. Nos dias 26 e 27 será a vez de Salvador receber a turnê. No dia 29, o projeto estará novamente em Pernambuco, com apresentação agendada na cidade de Petrolina. Já a Bahia volta a receber o grupo no dia 30, desta vez em Sobradinho. A primeira fase da excursão pelo nordeste será encerrada em 5 de outubro, em Paulo Afonso, também na Bahia. .[Programação completa no site www.escoladegente.org.br].

Fonte: Portal Fator Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.