Rio São Francisco: 510 anos integrando o Nordeste

Deputado Federal Gonzaga Patriota

Há 510 anos, exatamente no dia 04 de outubro de 1501, os navegadores Américo Vespúcio e André Gonçalves descobriram o terceiro maior rio do Brasil, o São Francisco, também chamado carinhosamente de Velho Chico. Na época, esse rio era chamado pelos índios da região de Opara (rio mar).

O Rio da Unidade Nacional, um dos mais importantes dos rios brasileiros, nasce no Parque Nacional da Serra da Canastra, sudoeste de Minas Gerais e “desce subindo” (porque sai do Sudeste e vai para o Nordeste), sendo o único rio no mundo que corre no sentido sul/norte, devido à diferença de nível causada por uma falha geológica conhecida por “depressão sanfranciscana”. Não fosse essa falha, suas águas correriam de Minas Gerais para o sul do país e, praticamente, o Nordeste não existia sem ele.

O Velho Chico com mais de 2.700 quilômetros de extensão, cruza cinco estados brasileiros (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe) e deságua no oceano Atlântico, entre os estados de Sergipe e Alagoas. Sua bacia hidrográfica tem 640.000 km² de área.

A integração do São Francisco com outros rios da região Nordeste se refere ao polêmico e antigo projeto de transpor parte das suas águas para regiões sem curso de água. Orçado em quase cinco bilhões de reais, essa transposição prevê a construção de dois canais que totalizam 700 quilômetros de extensão e atingirá os estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, água para o consumo humano e animal e pequenas irrigações nesses estados.

Seu potencial hídrico é enorme, abastecendo cidades, irrigação, geração de energia, piscicultura, turismo, transporte de pessoas e cargas. Em sua extensão, além da Casca d’Anta – primeira e mais bonita – existem algumas quedas d’água, entre as quais estão a cachoeira de Pirapora, entre o curso alto e médio do rio, Sobradinho, Itaparica e Paulo Afonso.

Vários problemas afetaram este rio, como o assoreamento – causado principalmente pelo desmatamento de sua mata ciliar -, o garimpo e o despejo de esgoto e outros dejetos. Foi por cinco séculos tratado como uma fossa, recebendo dejetos orgânicos e químicos das indústrias, de pessoas e de animais. Os governos do Presidente Lula e, agora, da Presidente Dilma Rousseff, vêm investindo muitos milhões de reais na sua revitalização e no saneamento de todas as cidades da sua bacia.

Parabéns, Velho Chico, pelos teus 510 anos.

Gonzaga Patriota Contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista. Pós-Graduado em Ciência Política, Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil pela Universidade Federal de Buenos Aires, na Argentina.

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

PARABÉNS GONZAGA PATRIOTA PELO BELO ARTIGO QUE NOS MOSTRA COMO CUIDAR DO RIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL.
UM ABRAÇO
JOSÉ JOÃO DA SILVA

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.