Sertão do São Francisco começa produzir frutas típicas de clima frio

Desde 2005, a Codevasf patrocina pesquisas científicas para introdução de novas fruteiras no Vale do São Francisco. Os experimentos da Embrapa Semi-arido estão superando fatores físico-climáticos para colher em solo nordestino maçã, pêra e caqui e outras frutas típicas de clima temperado. “Quando eu morava em Curitiba, você falava em plantio de uva no Nordeste e a gente ficava realmente incrédulo,” confessa hoje o fruticultor Milton Bin, proprietário de um lote agrícola no Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho. Em novembro de 2010, o produtor paranaense tornou-se o pioneiro no ensaio para cultivo em escala comercial de macieiras, pereiras e caquizeiros estudados pela Embrapa. “A colocação que se faz sobre a maçã, não é pra clima frio?, mas a uva também era pra ser”, afirma confiante Bin. Hoje, 97% da uva brasileira consumida no exterior é colhida nas videiras irrigadas pelo Velho Chico.

A inserção de novas variedades de fruteiras no Vale do São Francisco é resultado do Projeto de Integração e Avaliação de culturas alternativas para as áreas irrigadas do Semiárido Brasileiro desenvolvido pelo pesquisador da Embrapa Semi-árido, Paulo Roberto Coelho Lopes. O financiamento é bancado pela Codevasf, Banco do Nordeste e Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). Só a Companhia ligada ao Ministério da Integração repassou mais de R$ 1 milhão ao projeto. “Essas pesquisas científicas servem para diversificar a fruticultura do Vale do São Francisco.

A proposta vai trazer um novo ciclo de desenvolvimento econômico para a região, algo parecido como o que aconteceu com a chegada da uva na década de 70”, aposta o superintendente da Codevasf em Pernambuco, Luís Eduardo Frota. Segundo a Unidade de Apoio à Produção da Codevasf em Petrolina, com condições ambientais favoráveis, as primeiras colheitas de maçã, pêra e caqui no Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho estão previstas para ocorrer em 2011. No caso da maçã, por exemplo, a expectativa é colher de 5 a 15 kg por macieira. Foram cultivadas mil mudas. Fruta de forte apelo comercial, a maçã em teste no Perímetro de Irrigação Nilo Coelho é das variedades Princesa, Eva e Julieta, a primeira foi desenvolvida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e as demais pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

Fonte: Codevasf/PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.