Sobe para sete o número de mortos após novo terremoto na Turquia

Chega a sete o número de mortos após novo terremoto atingir o leste da Turquia na quarta-feira (9). Equipes de resgate também retiraram de escombros de três edifícios 24 sobreviventes.

O número de desaparecidos ainda não foi informado.

O vice-primeiro-ministro Besir Atalay disse que o tremor derrubou 25 edifícios na cidade de Van, dos quais três deles estavam ocupados – dois prédios eram hotéis -, enquanto os demais tinham sido esvaziados por danos provocados pelo tremor registrado em outubro.

Equipes de resgate prosseguem o trabalho de procura e resgate de sobreviventes.

O canal de televisão NTV assinalou que um dos hotéis destruídos, de seis andares, hospedava principalmente jornalistas e equipes do Crescente Vermelho turco na cidade de Van. Várias ambulâncias e equipes de resgate foram enviadas ao local.

Dezenas de pessoas permanecem soterradas. Um repórter turco afirmou que em um dos hotéis desmoronados havia cerca de 70 hóspedes registrados. Ele relatou que viu pelo menos cinco pessoas deixando o local com vida após serem resgatadas.

O terremoto de magnitude 5,7 foi registrado às 21h23 no horário local (17h23 em Brasília), com epicentro a 16 km ao sul de Van e a uma profundidade de 4,8 km.

A TRT Haber mostrou imagens de pelo menos dois prédios destruídos e de oficiais de resgate em busca de feridos nos escombros. As imagens também mostraram pessoas em pânico correndo nas ruas, e ambulâncias passando em velocidade com as sirenes ligadas.

As autoridades já deslocaram equipes de busca e resgate para a região com cerca de 300 profissionais. Eles levaram já teriam levado 15 mil barracas para abrigar os desalojados, segundo a TV estatal.

Menos de três semanas atrás, um terremoto de magnitude 7,6 abalou a região da cidade de Van, perto da fronteira com o Irã, deixando ao menos 601 mortos.

Especialistas disseram à emissora estatal que o terremoto não foi uma réplica do anterior, mas um novo abalo sísmico, com epicentro sob a aldeia de Edremit.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.