Universidades brasileiras estão entre as melhores da América Latina

Deputado Federal Gonzaga Patriota

Pesquisas e estudos da Quacquarelli Symonds (SQ), empresa britânica de consultoria, mostram que as universidades brasileiras – principalmente as públicas e as confessionais – estão entre as melhores instituições de ensino superior da América Latina. Esses estudos foram realizados com base numa metodologia semelhante a que tem sido utilizada nas avaliações das melhores universidades do mundo. O estudo comparou o desempenho de 200 instituições da região e oito universidades brasileiras estão entre as vinte melhores. A campeã foi a USP, de São Paulo, que obteve 100 pontos e se destacou em todos os indicadores como a melhor universidade latino americana, principalmente na proporção de professores com doutorado, produtividade de pesquisa do corpo docente, número de matrículas, reputação acadêmica, citações em estudos científicos, investimentos em tecnologia, dentre outros.

Além da USP em 1º lugar, estão na lista das 20 melhores, a Unicamp, em 3º lugar; a Universidade Federal de Minas Gerais, em 10º; a UNB, em 11º, dentre outras. A UBA – Universidade de Buenos Aires alcançou a 8ª posição no ranking e foi considerada a mais importante da Argentina.

No critério de número de trabalhos publicados por professores, as universidades brasileiras ocupam 15 das primeiras 20 colocações.  As líderes são a USP, a Unicamp e a Unifesp, todas de São Paulo, Estado em que o seu governo mantém com recursos do ICMs – uma das principais agências de fomento do país – a Fapesp. Esse é um dos fatores que levaram a Unicamp a ser a universidade que tem registrado maior número de patentes de inovação tecnológica, perdendo apenas para a Petrobrás. Aí se observa que o sucesso no ensino universitário brasileiro é a pesquisa acadêmica e científica, bem como o grande número de docentes com doutorado e o aumento do número de matrículas nas universidades brasileiras que pulou de 2 milhões para 6 milhões, na última década.

Para o coordenador da pesquisa da Quacquarelli Simonds, Ben Sowter, os investimentos feitos pelas universidades públicas e confessionais brasileiras, ainda estão em fase de maturação e, quando começarem a produzir dividendos, serão “o motor que ajudará o país a alcançar seu potencial de crescimento econômico”.

Comparadas com as principais universidades européias e americanas, as universidades latino-americanas ainda se encontram muito atrás. A USP que foi classificada em primeiro lugar das universidades latino-americanas ocupa o 169º lugar na pesquisa da SQ. As universidades brasileiras estão melhorando, mas ainda têm de percorrer um longo caminho para ascender ao topo do ranking mundial.

GONZAGA PATRIOTA, Contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista. Pós-graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil, pela Universidade Federal da Argentina.

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.