Exu (PE) sediará 1º Encontro de Escritores do Sertão do Araripe

Previsto para acontecer no próximo mês de março em Exu (PE), o 1º Encontro de Escritores do Sertão do Araripe reunirá os principais nomes das letras da região, além de convidados das microrregiões do São Francisco, Sertão Central e Cariri cearense.

Os escritores debaterão, entre outros temas, a criação da Academia Araripense de Letras, com seu estatuto, sede, composição e presidência. Segundo o escritor Francisco Robério Saraiva Fontes, o ‘Bibi’ Saraiva, que está organizando o evento, a Academia será composta por 20 cadeiras que terão como patronos nomes conhecidos da cultura da região do Araripe. Além das cadeiras e do patronato, a instituição será composta por 20 sócios correspondentes.

Durante o encontro haverá lançamentos de livros, mostra de cinema educativos e palestras. Nos próximos dias, Bibi Saraiva enviará convite oficial à Academia Pernambucana de Letras (APL), a União Brasileira de Escritores (UBE), ao Instituto Cultural do Cariri e universidades da região.

Prêmio

O organizador também adiantou ter enviado ofício ao presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador José Fernandes de Lemos, solicitando em caráter provisório a antiga “Casa do Juiz da Comarca de Exu”, que atualmente se encontra desabitada, para sediar a nova instituição.

O ponto alto do evento será o lançamento do folheto de literatura de cordel dos vencedores do primeiro Prêmio Literário Poeta Derico Batista, promovido em 2011 pela Biblioteca Pública Alvenir Peixoto. (Com informações do Blog Folha de Exu)

Fonte: Blog do Carlos Britto

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clipping
Governo federal trava demarcação de terras indígenas há dois anos

Última homologação ocorreu na gestão Dilma. Do orçamento executado destinado à rubrica em 2017, apenas 5,2% foram para investimentos     Território sagrado localizado a 11km do Congresso Nacional, o Santuário dos Pajés, área de 50 hectares vizinha ao Setor Habitacional Noroeste, é o centro de um conflito que há 10 …

Clipping
STJ envia recurso de Lula ao Supremo

O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, encaminhou para análise do Supremo Tribunal Federal (STF) um recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra uma decisão do STJ que negou em março habeas corpus ao petista. O pedido, negado por unanimidade pela Quinta …

Clipping
Toffoli nega pedido de Dirceu para evitar prisão após 2ª instância

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli negou hoje (19) pedido feito pela defesa do ex-ministro José Dirceu para evitar eventual prisão após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça Federal. Dirceu foi condenado a 30 anos e nove meses de prisão pelos crimes de corrupção, …