Exu (PE) sediará 1º Encontro de Escritores do Sertão do Araripe

Previsto para acontecer no próximo mês de março em Exu (PE), o 1º Encontro de Escritores do Sertão do Araripe reunirá os principais nomes das letras da região, além de convidados das microrregiões do São Francisco, Sertão Central e Cariri cearense.

Os escritores debaterão, entre outros temas, a criação da Academia Araripense de Letras, com seu estatuto, sede, composição e presidência. Segundo o escritor Francisco Robério Saraiva Fontes, o ‘Bibi’ Saraiva, que está organizando o evento, a Academia será composta por 20 cadeiras que terão como patronos nomes conhecidos da cultura da região do Araripe. Além das cadeiras e do patronato, a instituição será composta por 20 sócios correspondentes.

Durante o encontro haverá lançamentos de livros, mostra de cinema educativos e palestras. Nos próximos dias, Bibi Saraiva enviará convite oficial à Academia Pernambucana de Letras (APL), a União Brasileira de Escritores (UBE), ao Instituto Cultural do Cariri e universidades da região.

Prêmio

O organizador também adiantou ter enviado ofício ao presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador José Fernandes de Lemos, solicitando em caráter provisório a antiga “Casa do Juiz da Comarca de Exu”, que atualmente se encontra desabitada, para sediar a nova instituição.

O ponto alto do evento será o lançamento do folheto de literatura de cordel dos vencedores do primeiro Prêmio Literário Poeta Derico Batista, promovido em 2011 pela Biblioteca Pública Alvenir Peixoto. (Com informações do Blog Folha de Exu)

Fonte: Blog do Carlos Britto

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clipping
Petrobras inicia inscrições para concurso; há vagas para Bahia e Pernambuco

Os concurseiros de plantão devem ficar atentos ao concurso da Petrobras. A empresa divulgou na quinta-feira (15) o edital do certame que oferece 156 vagas imediatas e mais 1.650 para cadastro de reserva. Os aprovados atuarão nos estados do Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de …

Clipping
Confirmado primeiro caso de febre amarela em Pernambuco

Pernambuco teve o primeiro caso confirmado de febre amarela nesta sexta-feira (16) depois de 90 anos. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o vírus foi detectado após realização de exame em um morador de 45 anos do município de Bezerros, no Agreste do Estado. Segundo a pasta, …

Clipping
Pernambuco notifica terceira morte este ano suspeita por arbovirose

O terceiro caso suspeito de morte por arboviroses no ano em Pernambuco foi notificado em Ribeirão, na Mata Sul. O paciente é do sexo masculino e tinha 15 anos. A data do óbito foi o último dia 10. A informação de mais uma morte possivelmente relacionada à dengue, chikungunya ou …