Acidentes com moto lideram volume de internações em hospital de PE

aA Secretaria de Saúde de Pernambuco contabilizou, de janeiro a maio deste ano, 15.687 vítimas de acidentes envolvendo motos no estado. Somente no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, no Grande Recife, quase todo o setor de ortopedia está ocupado por pacientes que se feriram em colisões com motocicletas. Em todas as enfermarias, há pelo menos um caso. De janeiro até agosto, foram atendidas 932 vítimas de acidente por transporte terrestre na unidade de saúde: 643, o que corresponde a 69% do total, estavam de moto.

Ainda de acordo com o Hospital Miguel Arraes, só no mês passado, foram operadas 113 pessoas que estavam pilotando ou na garupa. O pedreiro Sirlan Queiroz, 28 anos, mora em Paudalho, na Zona da Mata. Tinha bebido e fez uma ultrapassagem irregular. Ele foi parar embaixo de um caminhão. Do dia 24 de agosto pra cá, fez quatro cirurgias e perdeu um dedo do pé.  “Eu tenho um filho para criar e não sei o que vai acontecer daqui pra frente, tou sem poder trabalhar, o INSS é uma demora danada e tem essas burocracias todas”, disse.

O pintor Adriano Batista, 27, também admite que tinha bebido quando se envolveu em um acidente. Era feriado de Sete de Setembro e ele estava voltando de Itapissuma, no Grande Recife, quando acelerou demais, a moto derrapou, e ele caiu. Está com um fixador, fez cirurgia e vai precisar de outra assim que o joelho desinchar. “Eu aprendi a me apegar, cada vez mais, a minha família, porque assim eu fiz minha família sofrer, as minhas filhas. Inclusive, eu não quero mais moto, eu vou vender a minha”, comentou.

Os acidentados de moto do Miguel Arraes têm um perfil parecido: 83% são homens e 65% deles têm entre 20 e 39 anos. Se estendermos a faixa etária até 59 anos, são 88%. Os dias mais frequentes de acidente são sábado e domingo.

Em geral, acidente de moto resulta em ferimentos graves. Muitas vítimas ficam com sequelas definitivas, sofrem amputações, não podem mais andar. Outras têm sequelas temporárias e ficam longos períodos sem trabalhar: de três meses a um ano. O auxiliar de serviços gerais Gilvan Silva, 39, sofreu acidente em 28 de março. Ele teve uma fratura exposta, fez quatro cirurgias, recebeu alta. Voltou para o hospital há dois dias e vai ter que se operar de novo pra corrigir uma deformidade. “Eu louco para ficar bom e fazer as minhas coisas, pagar as dívidas que estão todas penduradas e, infelizmente, esse tempo perdido é ouro”, afirmou.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o tempo médio de internamento de um paciente acidentado de moto é de 30 dias. O custo desse tempo internado é R$ 230 mil. Se considerarmos o processo todo, incluindo fisioterapia, previdência social e outros gastos ficam em R$ 954 mil para cada paciente.

“Isso acontece com o paciente na idade produtiva, cada vez mais jovem, entrando no mercado de trabalho e vai ficar gerando despesa pra ele, sem haver sequer a certeza que ele vai voltar ao trabalho”, disse o médico Fagner Athayde.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.