CNJ constata que são 60 os presos mortos no complexo de Pedrinhas

O Conselho Nacional de Justiça constatou que são 60 os presos assassinados no complexo penitenciário de Pedrinhas, no Maranhão, em 2013. Neste sábado (28) , a Polícia Militar  assumiu a responsabilidade pela segurança do presídio.

A Tropa de Choque da Polícia Militar entrou pela primeira vez na Penitenciária de Pedrinhas para tentar retomar o controle do presídio.

Em imagens cedidas pela Polícia Militar, é possível ver mulheres em pavilhões masculinos. As celas não têm portas e um pedaço de pano serve de cortina. Há destruição em vários setores do presídio por causa das rebeliões. Também há muito lixo pelos pátios.

A tropa de choque deve ocupar o presídio por 90 dias. “Se houver qualquer problema, se houver qualquer indisciplina, com certeza nós vamos agir. Eles serão responsáveis pelas consequências de seus atos”, afirma o coronel Ivaldo Barbosa, comandante do Policiamento Especializado.

A ação da PM em Pedrinhas ocorre um dia após a entrega de um relatório feito pelo Conselho Nacional de Justiça ao ministro Joaquim Barbosa, presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal.

O relatório atualiza para 60 o número de mortes este ano em Pedrinhas. Afirma que a penitenciária está sob o controle de quadrilhas que agem com extrema violência e que há superlotação no presídio.

O conselho faz uma nova denúncia: de que no presídio foram encontrados doentes mentais em situação de internação cautelar. E que este fato já se constitui grave violação dos direitos humanos. E poderá ter outras consequências, como eventual extermínio dos doentes mentais.

E relata ainda: em dias de visita íntima, as mulheres de presos são postas todas de uma só vez nos pavilhões e as celas são abertas. Os encontros íntimos, segundo o documento, ocorrem em ambiente coletivo, facilitando o abuso sexual contra as mulheres de presos sem comando nos pavilhões.

O relatório recomenda que o Conselho Nacional de Justiça tenha uma atuação mais intensa, para motivar o estado a melhorar as condições na Penitenciária de Pedrinhas. O secretário de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão contestou alguns pontos do relatório, mas reconheceu que é preciso haver mudanças.

“A história não é arranjar culpados. É se unir todos, de forma integrada, para sairmos em conjunto dessa problemática que nós estamos inseridos, que não é só do Maranhão. É um problema nacional no sistema penitenciário do país como um todo”, ressalta Sebastião Uchoa, sec. de Justiça e Adm. Penitenciária.

Fonte: Jornal Nacional

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.