Justiça Eleitoral alerta sobre golpe da biometria

aEleitores do Recife e dos municípios onde está havendo recadastramento biométrico devem ficar atentos ao “golpe da biometria”. Por meio de telefonemas, emails e até visitas presenciais, golpistas se passam por agentes da Justiça Eleitoral e solicitam dados como o número do CPF, da identidade e até o endereço do eleitor. “Soubemos do golpe porque uma senhora ligou reclamando que ainda não havíamos entrado em contato com ela para fazer a biometria.

Um outro eleitor ligou para se certificar de que era o Tribunal que havia feito a ligação. A partir daí descobrimos que se tratava de golpe”, explica a coordenadora da revisão de cadastro biométrico do Tribunal Regional Eleitoral do Recife (TRE-PE), Raquel Salazar.

Segundo Raquel, o primeiro golpe foi o do email, seguido do telefonema e da visita às casas. Por email, o eleitor é “convocado” a atualizar os dados através de um cadastro. Caso não preencha, o aviso da mensagem alerta que ele pode correr o risco de ter o título cancelado.

“O único email que enviamos ao eleitor é para lembrá-lo sobre a data da biometria. Este email do eleitor nós coletamos na hora em que ele faz o agendamento pelo site”, esclarece a coordenadora.

Já por telefone, os golpistas pedem os números da identidade (RG), do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e outras informações. Em alguns casos, até o endereço da residência é solicitado e os falsos agentes podem visitar o eleitor com a justificativa de fazer a revisão.

“Desconfiei quando ligaram pedindo os números do CPF e RG, mas mesmo assim forneci. Só quando pediram meu endereço achei que a ligação era estranha”, disse a comerciante Maria Teresa.

A coordenadora alerta que a Justiça Eleitoral não vai à casa dos eleitores para fazer a revisão, porque são os eleitores que devem comparecer aos postos para fazê-lo. Segundo ela, “o máximo que o tribunal eleitoral pode fazer para se aproximar do eleitor é promover uma ação itinerante, como as que vêm sendo feitas aos sábados em postos de alguns municípios para agilizar o processo da biometria”.

Nos últimos quatro meses, o TRE-PE recebeu 10 reclamações sobre o golpe. Mas, segundo a coordenadoria de cadastro biométrico, a quantidade foi suficiente para preocupar o tribunal. Para evitar os golpes, o TRE-PE tomou a providência de colocar um alerta na página http://www.tre-pe.jus.br/ .

“Quando o golpe começou, há quatro meses, a situação era bem pior, mas agora, depois do aviso no site, tem diminuído as reclamações”, frisa Raquel.

O eleitor que for vítima do golpe deve procurar a polícia e fazer um Boletim de Ocorrência (BO). O TRE-PE frisa que não autoriza agentes ir à casa dos eleitores, não faz o recadastramento biométrico por meio de telefone ou email nem autoriza nenhuma outra instituição ou parceiro a fazê-lo em seu nome.

POSTOS DE RECADASTRAMENTO

10 postos fazem o atendimento no Recife:

- Juizado Especial da Imbiribeira;
- CAEC, na Praça das Cinco Pontas, 241- São José;
- Central de Areias, na Av. Dr. José Rufino, 1643, sala 11
- Areias;
- Central do Fundão, na Rua Cel. Urbano Ribeiro de Sena, 76
- Fundão;
- Posto da UFPE, no Teatro da Universidade Federal, na Cidade Universitária;
- Fórum Rodolfo Aureliano, na Joana Bezerra;
- Expresso Cidadão do Shopping Rio Mar, na Av. República do Líbano – Pina;
- Posto do TRE Rui Barbosa, na av. Rui Barbosa, 320 – Graças;
- Posto do TRT, no Cais do Apolo;
- Posto da Câmara dos Vereadores, na rua Princesa Isabel.

*Nos municípios do interior o funcionamento é no próprio cartório.

*O atendimento é feito por agendamento, por meio da internet ou telefone, visando proporcionar maior conforto ao eleitor.

Fonte: Diario de PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>