Nono dígito começa a valer neste domingo para celulares do RJ e ES

ÍndiceA partir deste domingo (27), o acréscimo do dígito 9 aos números de celular chegará aos serviços de telefonia do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Com isso, para realizar chamadas, o nono dígito deverá ser incluído no começo dos números de celulares que estejam dentro das áreas dos códigos 21, 22 e 24 (Rio) e 27 e 28 (Espírito Santo).

A regra também vale para o envio de mensagens de texto (SMS) e multimídia (MMS). Até dia 5 de dezembro, as chamadas que contarem apenas com oito dígitos serão completadas pelas operadoras. Após essa data, as empresas de telefonia interceptarão a ligação e uma mensagem orientará o usuário a refazer a chamada, considerando, desta vez o 9.

Já a partir de 4 de fevereiro, caso o nono dígito não seja incluído aos números, as mensagens automáticas não serão mais tocadas, e o usuário ouvirá o aviso de que o número de celular é inexistente.

Cronograma do nono dígito
A Anatel começou a implementar o nono dígito para celulares em julho de 2012, na área de código DDD 11, que inclui a cidade de São Paulo. A medida foi adotada pelo crescimento da base de assinantes do serviço além da capacidade oferecida pela combinação de números.

Para padronizar o jeito de realizar ligações no país, a agência decidiu levar o nono dígito ao restante do país. Antes de o nono dígito chegar ao Rio de Janeiro e Espírito Santo a partir deste domingo, a exigência já havia começado a valer para o interior de São Paulo.

Até 31 de dezembro de 2014, o nono dígito deverá ser incluído nas ligações para números de celular dos estados do Amazonas, Roraima, Pará, Amapá e Maranhão.

Até 31 de dezembro de 2015, a regra deverá começar a ser respeitada no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais.

Por último, o nono dígito deverá ser utilizado obrigatoriamente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Goiás, Tocantins e no Distrito Federal até 31 de dezembro de 2016.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>