Senado terá comissão do futuro

Congresso NacionalSão Paulo – O Senado Federal aprovou nesta semana a criação de mais uma comissão permanente para se juntar às 11 existentes hoje na Casa. Mas ao contrário destas, o assunto não é lá muito específico – como meio ambiente ou infraestrutura – mas o futuro.

A “Comissão do Senado do Futuro” será composta por onze senadores e deve, segundo anúncio oficial, “promover discussões sobre grandes temas e o futuro do país, bem como aprimorar a atuação do Senado nessa questão”.

O colegiado foi criado com uma tramitação de rapidez unusual: o projeto, de relatoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR), foi proposto, gerido e aprovado no plenário em apenas vinte dias.

A proposta é discutir com a sociedade organizada e “renomados especialistas e pensadores” alternativas que contribuam para melhorar instituições brasileiras. Tudo isso “considerando a trajetória futura dessas instituições”.

É preciso, assim, esperar para ver

Dentre os mais de dez temas propostos para o debate estão questões como cidadania,democracia, paradigmas futuros da economia, fronteiras da ciência, exploração do espaço, tecnologias, evolução do Direito, o futuro da arte e recursos naturais.

Fonte: Exame

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clipping
STJ definirá nesta terça se equipara guarda de animais com a de crianças após separação

Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deverá decidir nesta terça-feira (22) se pode haver equiparação entre a guarda de animais e a guarda de filhos. Atualmente, não há previsão legal sobre com quem os bichos devem ficar. O processo em análise na Corte está relacionado ao regime de …

Clipping
Vestibular da Fuvest terá apenas dois dias de prova na segunda fase

Conselho de Graduação (CoG) da USP aprovou, na última quinta-feira (17), mudanças no processo seletivo da Fuvest. A principal alteração é a diminuição de três dias de prova para dois na segunda fase. Além disso, vão ser modificadas as inscrições, que passam a ser por modalidade. O número de candidatos …

Clipping
Lula prepara pré-candidatura à Presidência da República para o dia 27

Preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde 7 de abril, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende lançar sua pré-candidatura no próximo domingo (27). A informação é do deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) que visitou Lula nesta segunda-feira (21), na capital paranaense. “O [ex-] presidente Lula está …