Pesquisadores criam biossensor para detectar câncer de mama mais cedo

poUm dispositivo que cabe na palma da mão pode significar a esperança para milhares de mulheres na luta contra o câncer de mama. Criado por pesquisadores do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika), da UFPE, e do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), o biossensor que detecta a doença precocemente vai participar da iGEM Competition 2014, em outubro, em Boston, Estados Unidos. O iGEM é uma competição mundial, criada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) para promover a evolução da biologia sintética.

“O diferencial do nosso modelo é a possibilidade de identificar a doença antes que ela apareça no exame de imagem”, explica Débora Zanforlin, biomédica do Lika. O sistema que será apresentado pela equipe pernambucana foi desenvolvido com a utilização de técnicas de robótica. Ele usa componentes biológicos para reconhecer as células cancerígenas no sangue. “Essas células produzem determinadas substâncias que serão identificadas pelo biossensor”, esclarece.

Hoje, o câncer de mama é detectado por exames de imagem como a mamografia e a ultrassonografia de mama. “O problema é que só dá para ver o tumor quando está com um tamanho razoável e, em se tratando de câncer, quanto mais rápido for detectado, maior as chances de cura”, diz a biomédica.

O biossensor funciona com o auxílio de um robô, desenvolvido pelo Cesar, que trata e prepara a amostra de sangue para o exame. Só depois ela vai para o dispositivo. “No futuro, pretendemos desenvolver um equipamento portátil que possa ser levado a qualquer parte”, revela Filipe Villa Verde, da equipe do Cesar. “A ideia é colocar o sangue direto no biossensor.”

As pesquisa começaram há dois anos e já demonstram bons resultados. Mas os testes com mulheres só devem começar a partir de outubro no Hospital Barão de Lucena. “As pacientes vão responder um questionário para podermos identificar as que apresentam fatores de risco”, explica o chefe do setor de mastologia do HBL, Darley Ferreira Filho. “Depois da coleta, o sangue será colocado num microchip para estudo do micro RNA, que vai indicar o risco de desenvolvimento da doença.”

O mastologista acredita que o biossensor pode revolucionar o processo de detecção e diagnóstico do câncer de mama, especialmente no Sistema Único de Saúde (SUS). “Imagine fazer um exame desses sem custo nenhum para dar o diagnóstico precoce da doença. É fantástico!”, exclama, lembrando que as pesquisas genéticas, como a que fez a atriz Angelina Jolie, são de alto custo.

Mastologista do Hospital Oswaldo Cruz, o médico João Esberardi lembra que o câncer de mama é o de maior evidência e o que mais causa morte de mulheres, pois não há como preveni-lo. Embora prefira esperar os resultados para fazer comentários, ele espera que a pesquisa do Lika e Cesar seja bem-sucedida. “Tudo que for feito para o diagnóstico precoce do câncer de mama é válido.” O Instituto Nacional de Câncer estima que sejam registrados mais de 57 mil novos casos da doença este ano. Os pesquisadores criaram um hotsite que reúne mais informaçoes sobre o projeto. O endereço é www.biossensores.org

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.