1º Fórum de Direito Agrário da Facape acontecerá na próxima semana

1Será realizado nos dias 29 e 30 de outubro o I Fórum de Direito Agrário da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). O evento é uma iniciativa do Colegiado de Direito da instituição e do Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (Sindpfa). A ideia é discutir a necessidade de um conhecimento efetivo da malha fundiária do país.

 O evento contará com a participação de especialistas da região e de outros nomes conhecidos nacionalmente. Eles discutirão, durante os dois dias, as soluções para os problemas que levam à falta de segurança jurídica no campo. Essa solução passa pela reestruturação e fortalecimento dos cadastros de terras, pelo georreferenciamento dos perímetros dos imóveis rurais e até mesmo por um novo modelo de gestão territorial para o Estado, com informações fidedignas para melhor aplicar as políticas públicas do setor.

 Segundo Renato Faccioly, que é perito federal do Incra, um dos organizadores do evento e estudante de Direito da Facape, será dada ênfase a certificação e registro de imóveis e a integração de ferramentas de banco de dados, a exemplo do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR). Para ele, o evento é uma oportunidade de reunir diversos segmentos em torno do tema.

 “Dada a especificidade do tema e a dificuldade de discuti-lo em sala de aula, este fórum torna-se uma oportunidade singular de proporcionar aos acadêmicos e demais interessados da região o contato direto com profissionais da área”, explicou.

 Inscrições

Qualquer pessoa interessada pode participar do fórum, em especial estudantes das Instituições de Ensino Superior (IES) do Vale do São Francisco, professores, membros de prefeituras, cartórios, sindicatos e produtores rurais.

As inscrições custam R$ 10 e podem ser feitas a partir desta quarta-feira (22) no site da Facape (www.facape.br), no link ‘Eventos Acadêmicos’. A programação completa está disponível no arquivo em anexo. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (87) 3866-3232.

Monyk Arcanjo

Jornalista

Ascom Facape

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.