Aborto vira tema de debate na web

21Um dia após se declarar contra o aborto, o ex-governador de Pernambuco e pré-candidato à Presidência da República Eduardo Campos (PSB) precisou lidar com questionamentos em redes sociais. Pelo Twitter, voltou a defender sua posição de apoio a atual legislação brasileira – que criminaliza o procedimento, sendo classificada por ele como “adequada”. No Facebook, um evento criado por defensores da chamada “pró-escolha” propõe apresentar a Eduardo aqueles que são a favor do aborto. Com menos de 24 horas no ar, contabilizava convites a 4,4 mil pessoas e 672 confirmações.

As declarações foram feitas à imprensa após o presidenciável ter assistido, com sua família, a missa de Páscoa no Santuário Nacional de Aparecida, interior de São Paulo. O evento é uma resposta a afirmação do ex-governador de que “como cidadão acho que minha posição é a de todos. Não conheço ninguém que seja a favor do aborto”. Na página, internautas são conclamados a tirarem uma foto “simpática” e “dando um olá”, seguida da afirmação “sou a favor do aborto/da descriminalização do aborto/sou pró-escolha”.

A última afirmação é uma tradução do inglês pro-choice, alcunha de movimentos sociais em defesa das liberdades individuais das mulheres, especialmente a de interromper uma gravidez. Em outra rede social, a PicBadges, 62 internautas, a maioria mulheres, postaram, atém o final da tarde, fotos com os dizeres, reforçando a campanha.
“Em Aparecida respondi a uma pergunta sobre a legalização do aborto. Respondi com clareza e transparência. Minha caminhada será assim (segue)”, escreveu o perfil do presidenciável no Twitter, onde as discussões foram mais acaloradas. A um internauta de João Pessoa (PB), que atacou a “transparência” do pré-candidato “contra o direito reprodutivo das mulheres e que não dialoga”, Eduardo respondeu “dei minha opinião, apenas isso”.
Outros usuários saíram em defesa do ex-governador. “Assim é melhor. Ter posições claras e não defender uma coisa na oposição e fazer outra no governo”, escreveu um internauta de São Paulo.

Eduardo Campos não foi o primeiro pré-candidato a se manifestar sobre o aborto na corrida eleitoral deste ano. Em uma posição completamente oposta, o ex-deputado paulista Eduardo Jorge, escolhido pelo PV para concorrer ao Palácio do Planalto, já no lançamento de sua candidatura, em março defendeu a descriminalização do aborto e da maconha.

Nos debates sobre mudanças no Código Penal, no final do ano passado, o senador pelo Amapá e pré-candidato do PSOL à Presidência, Randolfe Rodrigues, defendeu o debate sobre a legalização do aborto, mas frisou que parte “do princípio deste debate tem quer ser pautado pelo princípio da vida. Pelo respeito da vida e notadamente quando a vida da mãe está sob risco”, em entrevista na época.

O assunto é explosivo em eleições. Em 2010, a então candidata e hoje postulante a vice de Eduardo, Marina Silva (PSB/Rede), também se dizia pessoalmente contra o aborto. Ao longo da campanha, quando o tema começou a ser muito explorado, chegou a defender a realização de um plebiscito.

Dilma Rousseff (PT) precisou escrever uma carta aos eleitores em que afirmava ser “pessoalmente contra o aborto” e defendendo a “manutenção da legislação atual sobre o assunto”. Na época, as afirmações foram tratadas como recuo às suas posições pessoais. A estratégia foi se defender do bombardeio de religiosos que a identificavam como pró-aborto. As últimas pesquisas sobre o tema, da CNT/Sensus, em 2010, e Vox Populi, em 2012, apontam que a imensa maioria da população brasileira é contra o aborto. Na primeira, 73,5% acompanharam essa linha. Na segunda, 82%.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.