As marcas do desrespeito

poUma das mais importantes fontes de recursos para sobrevivência ainda agoniza imerso em um cenário de abandono e profunda degradação. O Dia Mundial dos Rios, celebrado, hoje, em mais de 70 países, se propõe a chamar a atenção da sociedade para a preservação dos recursos naturais, frente às mudanças climáticas e um desenfreado crescimento urbano. Conhecidas como as duas principais artérias fluviais de Pernambuco, os rios Beberibe e Capibaribe são recortes do desrespeito que se propaga muito além das suas águas turvas, transformadas em verdadeiros depósitos de lixo. Para lembrar a data, a reportagem da Folha de Pernambuco percorreu trechos do Recife e Olinda, flagrando o descaso e cruzando histórias de vidas de quem os têm como vizinhos ou depende deles para sobreviver.

“Aprendi a conviver com esse mau cheiro todos os dias e imaginar que ele não existe”, revelou, ainda com os pés molhados, o aposentado Geraldo Marques, de 64 anos, que cresceu às margens do Beberibe, na altura do bairro de Campo Grande, na Zona Norte do Recife. Enquanto conversa, o idoso não interrompe a tarefa de cortar o capim para os estimados cavalos, que também são banhados no córrego, abarrotado de detritos. “As pessoas não têm onde morar e vão se amontoando por aqui. Infelizmente, eles não pensam, antes de jogar tudo que não presta pela própria janela”, revelou, no alto de sua simplicidade, em relação à comunidade batizada de Arco Íris, marcada por palafitas e barracos de madeira e papelão. O rio Beberibe nasce no município de Camaragibe, a partir da confluência dos rios Pacas e Araçá. O corredor fluvial possui 23,7 quilômetros de extensão e sua bacia hidrográfica mede 81 quilômetros quadrados.

Passando para a vizinha Olinda, no populoso bairro de Peixinhos, a estudante Flávia Silva, 19, diz que ainda se surpreende com os animais mortos, móveis e toda sorte de imundície que encontra afogado bem na porta de casa. “Os mosquitos não perdoam e os ratos, as vezes, vão parar em cima de nós, trazendo muitas doenças. Olho para toda essa lama e acho que não tem mais solução”, lamentou a jovem. Em seu percurso, o Beberibe recebe cerca de 10 afluentes, com destaque para os canais da Malária e Vasco da Gama, além do Córrego do Euclides. Mais adiante, no bairro de Salgadinho, um mar de garrafas pets, sacolas plásticas embalagens de produtos também marcam o seu território.

Considerado um marco da terra batizada de Veneza Brasileira, o imponente Capibaribe também amarga problemas, ao longo de uma bacia de quase seis mil quilômetros quadrados. Com 74 afluentes e banhando 42 municípios, o rio teve grande importância histórica e social na formação e no desenvolvimento da região Nordeste. “Vivemos em uma luta constante pela sobrevivência”, resumiu o pescador Antônio Soares, de 80 anos, mais da metade vividos em busca de peixes como tainha e carapeba. Ele é um dos mais de 50 homens que se aglomeram abaixo da ponte do Limoeiro, nas imediações da tradicional rua da Aurora, no coração do Recife. “Os prédios e as empresas despejam o esgoto por aqui, sujando e impedindo o rio de respirar”, ressaltou. Nas comunidades do Coque e Joana Bezerra, o lamaçal também se estabelece. “Cresci ouvindo as pessoas dizendo: se não presta, joga no rio. Hoje vejo que pouca coisa mudou”, revelou a dona de casa, Maria José Araújo, de 35 anos, que segue criando os cinco filhos na comunidade ribeirinha.

São Francisco – Na última semana, um quadro chamou a atenção de ambientalistas de todo o País. Pela primeira vez na história, a nascente do rio São Francisco, situada no Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, ficou completamente seca. A importante veia fluvial corta seis estados, inclusive Pernambuco, e vem apresentando sintomas de uma estiagem considerada rigorosa.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.