Brasil bate França na estreia do Mundial de Basquete

download (2)A seleção brasileira masculina de basquete superou um início de partida muito ruim para conseguir uma importante e convincente vitória na estreia no Mundial da Espanha. Neste sábado, na cidade de Granada, os comandados de Rubén Magnano mostraram um ótimo desempenho a partir do segundo período, sofreram um pouco no fim, mas derrotaram a poderosa França, atual campeã europeia, por 65 a 63.

Com o resultado, o Brasil sai em vantagem no Grupo A da competição, ao lado da Sérvia, que venceu neste sábado o Egito com facilidade. No domingo, às 13 horas (de Brasília), a seleção volta à quadra para enfrentar o Irã. Já os franceses tentarão a recuperação contra a Sérvia, no mesmo dia.

O time francês sentiu muito a ausência de alguns de seus principais astros, como Ian Mahinmi, do Indiana Pacers, e principalmente Tony Parker, do San Antonio Spurs. O Brasil se aproveitou e, com uma grande atuação coletiva a partir do segundo período, arrancou para a vitória.

O cestinha brasileiro e da partida foi o armador Marcelinho Huertas, que marcou 16 pontos e ainda anotou cinco assistências. Marquinhos, com 10 pontos, Leandrinho e Anderson Varejão, com oito cada, também foram fundamentais. Varejão ainda pegou nove rebotes. Pela França, destaque para Boris Diaw, do San Antonio Spurs, com 15 pontos, e Nicolas Batum, do Portland Trail Blazers com 13.

O JOGO – O começo foi muito ruim para a seleção, que não conseguia parar a força do jogo de garrafão da França e via Nicolas Batum e o jovem Rudy Gobert, de apenas 22 anos, tomarem conta do jogo. O ataque também estava travado e só conseguia pontuar em lances de transição. O time francês aproveitou para abrir vantagem, que chegou a ser de nove pontos, mas estabilizou em sete.

O cenário começou a mudar com a entrada de Leandrinho, que acertou duas bolas consecutivas para três pontos. No segundo quarto, o time de Rubén Magnano encontrou seu posicionamento defensivo e conseguiu buscar pontos fáceis no contra-ataque. A dificuldade era parar Gobert.

A pouco mais de dois minutos para o fim do primeiro tempo, o Brasil deixou tudo igual. Raulzinho, que entrou muito bem no jogo, deu a primeira liderança da partida à seleção, que foi para o intervalo vencendo por 28 a 26.

O terceiro quarto começou ainda melhor. Batum e Gobbert já não conseguiam espaço no garrafão e até os rebotes, no início dominados pelos franceses, já paravam nas mãos de brasileiros. Fruto do bom trabalho de Nenê, Splitter e, principalmente, Varejão. No ataque, Raulzinho organizava o jogo com extrema qualidade e a vantagem subiu.

O panorama foi mantido para o último período. Fosse com Raulzinho ou com Marcelinho, o Brasil fazia um bom trabalho ofensivo, o que fez a diferença subir para oito pontos. Foi aí que apareceu Boris Diaw. Pontuando ou dando assistências, o jogador do San Antonio Spurs regia a reação francesa.

O time brasileiro, talvez sentindo o peso da estreia, passou a ter dificuldade no ataque. Com Diaw inspirado, a França cortou a diferença para quatro e teve a chance de encostar ainda mais, mas Heurtel errou bola fácil. No fim, ainda tentou encostar cometendo faltas e puxando ataques rápidos. Heurtel chegou a diminuir a diferença para um ponto a dois segundos para o fim, mas já era tarde.

Fonte: Estadão Conteúdo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.