Câmara de Caruaru reintegra vereadores suspeitos

22Cinco dos dez vereadores de Caruaru investigados pela Operação Ponto Final 1, da Polícia Civil, retornaram ontem à tarde as suas cadeiras. Voltaram à Câmara Municipal Eduardo Cantarelli (SDD), Louro do Juá (SDD), Sivaldo Oliveira (PP), Jajá (sem partido) e Cecílio Pedro (PTB). O reingresso veio após a decisão do desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Itamar Pereira, que suspendeu os efeitos de uma ação que impedia o exercício da função dos parlamentares.

O retorno do grupo só estava previsto para acontecer em junho, quando se encerra o prazo de 180 dias de afastamento solicitado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Os outros cinco envolvidos – Evandro Silva (PMDB), Val das Rendeiras (PROS), Val (DEM), Neto (PMN) e Pastor Jadiel (PROS), também envolvidos na Operação Ponto Final 2, tiveram o pedido de suspensão de efeito de uma ação penal negada pela TJPE. Eles respondem a outra ação criminal.

“Não há elemento no processo que justifique o afastamento de função durante o andamento do processo”, explicou o advogado dos vereadores, Marcílio Cumaru. A defesa já recorreu da decisão do TJPE de manter afastados os demais vereadores. “Entendemos que as matérias são similares. Estamos aguardando um pronunciamento da Justiça”, completou o defensor.

Com o retorno dos titulares, os suplentes Rosimery da Apodec (DEM), Nino do Rap (DEM), Jaelcio Tenório (PRB), Carlinhos da Ceaca (PPS) e Alecrim (PSD) deixam a função. Desde dezembro, quando a operação foi deflagrada, a Câmara de Caruaru vem pagando salários a 33 vereadores (23 eleitos e 10 suplentes), no valor de R$ 9 mil cada um. Isso porque, mesmo afastados, os vereadores investigados continuaram recebendo o subsídio.

Também ontem, a Comissão de Ética da Câmara começou a ouvir os envolvidos no escândalo. O primeiro foi Sivaldo Oliveira, que queria que a imprensa acompanhasse seu depoimento, mas o presidente da Comissão, Ricardo Liberato (PSC), negou.

Segundo Ricardo Liberato, as ouvidas fazem parte do “procedimento normal da Comissão”. Hoje, será ouvido o vereador Cecílio Pedro.

RETORNO
O retorno do grupo foi discreto. Os cinco vereadores apenas assinaram o livro de posse da Câmara Municipal. À noite, eles participaram da sessão ordinária na Casa. A pauta no Legislativo municipal foi variada, indo de votação de projeto para construção de quadra a colocação de depósitos de coleta seletiva.

Mas o que movimentou o público que acompanhava a sessão das galerias no plenário foram os discursos acalorados dos egressos, que se declararam inocentes. Militantes ergueram faixas em apoio aos vereadores. A cada fala, aplausos.

“Arrumaram uma gravação de outra coisa para me incriminar. Caruaru vai saber da armação que aconteceu. Voltarei com dignidade”, disse Sivaldo Oliveira em seu pronunciamento.

Outro que pregou em defesa própria foi Cecílio Pedro. “É triste o que aconteceu com sem a gente merecer. Fui contra a CPI do prefeito. A vai verdade vai aparecer”, declarou o vereador.

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.