Carioca comemora Dia Mundial sem Carro com campanhas pelo uso da bicicleta

poEm comemoração ao Dia Mundial sem Carro, celebrado hoje (22), o Rio de Janeiro realiza várias ações para conscientizar motoristas. A Secretaria de Estado do Ambiente está distribuindo, próximo à sua sede, no centro do Rio, panfletos e adesivos sobre os benefícios do uso das bicicletas. O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Portinho, acredita que, com ações desse tipo, é possível diminuir a quantidade de carros nas ruas. A data é comemorada desde 1997.

O Dia Mundial sem Carro não é a defesa do fim do automóvel como meio de transporte, mas do seu uso racional. “Devemos usá-lo quando realmente for necessário. Para pequenas distâncias, por exemplo, defendemos o uso da bicicleta e do transporte público. Opções não faltam. O carioca tem à disposição uma enormidade de alternativas de meios de transporte, como trem, ônibus e metrô”, afirmou Portinho.

Segundo ele, as ações de conscientização têm boa receptividade na população. “O Rio é um lugar com muitos atrativos naturais. O carioca tem uma relação próxima com a própria cidade, por conta dos monumentos e das praias. Utilizar a bicicleta no dia a dia é uma questão de hábito. Podemos incentivar isso e investir mais em ciclovias de serviços, de modo que as pessoas usem a bicicleta não somente nos momentos de lazer, mas também para trabalhar”, disse o secretário.

Estudante de engenharia civil, Felipe Barreto, 24 anos, apoia o uso diário de transporte coletivo, mas acredita que as más condições facilitam a maior quantidade de carros nas ruas. “Não adianta só campanha de conscientização sobre a má utilização do automóvel para o ambiente. É necessário mais investimentos em transporte público. O metrô circula sempre superlotado. Então, mesmo com muito trânsito, quem tem carro prefere a comodidade ao sufoco do dia a dia”, criticou Barreto.

Assistente administrativa, Kátia dos Santos, 26 anos, usa a bicicleta par deslocar-se do Estácio, onde mora, até o trabalho, na Lapa. “Querem que a gente ande mais de bicicleta, mas só constroem ciclovias e ciclofaixas na zona sul, para os turistas. Quem anda na zona norte e no centro tem de dividir o espaço com carros e ônibus. Várias vezes quase fui atropelada, porque os motoristas fecham e não respeitam os ciclistas”, comentou.

A assistente de direção Isabel Garçoni, 32 anos, também utiliza bicicleta diariamente. “Na zona sul, onde moro, tem bastante ciclovia, mas algumas são muito ruins, muitas sequer tem ligação entre si, algo tão simples de fazer”, afirmou. Acrescentou que, além da infraestrutura, é fundamental investir em conscientização e em educação no trânsito. “Circulam muitas bicicletas aqui no centro do Rio. Como falta ciclovia, muitos fazem o que querem. A maioria anda na contramão e não respeita sinal. O governo dá pouca atenção. A bicicleta também é um veículo e, tanto o ciclista quanto os motoristas e pedestres, precisam entender melhor as regras, para que todos tenham mais segurança”, alertou Isabel.

De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smac), as bicicletas são utilizadas em aproximadamente 1,5 milhão de viagens por dia no Rio de Janeiro. Nesse total, estão incluídos pequenos deslocamentos, prestação de serviços e entregas domiciliares, que representam 5% do volume. A secretaria estima que esse número aumente para 15% até 2019. Conforme a Smac, as ciclovias passaram de 150 quilômetros (km) para 380 km nos últimos quatro anos. Com isso, o Rio de Janeiro transformou-se na capital com a maior malha cicloviária da América Latina.

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.