Ciência e cidadania unidas pelo Enem

po“O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um teste de caráter cidadão. O aluno é avaliado mas, por conta dos textos enormes que precisa ler, também termina a prova com um pouco mais de conhecimento”. A afirmação do professor de física Pedro Loureiro, do Colégio Santa Maria, dá uma pista do que os estudantes que passarão pela maratona de testes nos dias 8 e 9 de novembro encontrarão pela frente: conceitos científicos sendo cobrados com base em temas de interesse público. No que diz respeito especificamente à física, o professor ressalta ainda que os feras não podem esquecer de sempre conectar o que veem em sala de aula com as demais disciplinas estudadas.

A crise energética pela qual o Brasil está passando é uma das questões sociais mais discutidas atualmente no País. Segundo Loureiro, é possível que o Enem, aproveitando-se da relevância do tema, traga alguma pergunta relativa a ele na prova deste ano. “É provável que algum questionamento sobre transformações de energia esteja no teste. A transformação da energia mecânica em energia elétrica na explicação do funcionamento de uma usina hidrelétrica, por exemplo. É muito comum questões como essas aparecerem no exame”, disse.

Fundamentos físicos básicos também são esperados no Enem. Além de dominá-los, os estudantes devem conseguir relacioná-los com o dia a dia, com a vida prática, como no caso da lei da gravitação universal. “Existe um mundo pré-Newton e outro pós-Newton. Um celular pode mostrar a importância do cientista inglês pois, se hoje podemos pegar um telefone móvel e falar, em tempo real, com uma pessoa em qualquer parte do globo, é porque existe um satélite estacionado que pega o sinal e o reflete para onde você quiser. Mas por que o satélite está estacionado? Porque conhecemos a lei da gravitação universal, sintetizada por Newton”, afirmou Loureiro.

Pensar a física de maneira interdisciplinar é uma boa maneira de conseguir bons resultados no Enem, de acordo com o professor Pedro. Estudar óptica interligando os conceitos da física com outros de biologia e até de história, facilita a compreensão do conteúdo e a resolução de questões práticas. “Hoje qualquer pessoa tem uma câmera fotográfica, mas o que poucos sabem é que esse equipamento foi criado graças à curiosidade de Leonardo da Vinci. O gênio era também um louco e comprava cadáveres de indigentes para abri-los e estudar a anatomia humana. Quando abriu um olho, da Vinci percebeu que o órgão era composto por uma lente, que é o cristalino, uma tela(a retina) e que a luz traz a informação dos objetos que convergem na lente e se projetam na tela. Então, de onde vem a ideia da construção dessa máquina maravilhosa? Do olho. Pura física e biologia.”

Fonte: JC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.